fbpx

2 Way is The Way

Fonte: Vertical Suits

Fala Pessoal!

Às vezes ficamos doidos para entrar nos Camps, eventos e fazer parte daquele grupo de flyers e a ansiedade de chegar em determinado nível é grande. Mas vamos ser sinceros, 2 way is the way! Em um evento/camp, querendo ou não, criamos aquela pressão em nós mesmos de performar, as vezes até um espírito competitivo de voar melhor que os outros. Na verdade, estamos ali para aprender, todos nós.

Antigamente não existia esse mundo de eventos todos os finais de semanas. Os atletas evoluiam uns com os outros, não existia esse mundo de coaches e túneis de vento. O lance era ir pegar um amigo, ir para DZ e saltar o dia todo.

Neste artigo vamos falar da importância e quão divertido pode ser evoluir com um amigo, sem precisar investir em coaching e eventos todo mês. 

Fonte: Goodfon

Por que 2 way is the way?

Por mais que compartilhar os céus com vários amigos seja uma experiência incrível, nesta primeira etapa ou toda vez em que estiver aprendendo algo novo no skydive, 2 ways, além de serem mais divertidos, são mais seguros.

Quando tem mais pessoas no salto, temos que saber onde todos estão, o que estão fazendo e isso não nos deixa focar. 

No começo, não conseguimos prestar atenção em tudo ao mesmo tempo, consciência de altitude, movimentos do corpo. Isso requer prática. Como tudo é muito novo, se quisermos ir para frente, por exemplo, temos que pensar qual o movimento a ser executado, não é automático. Com o tempo isso vai melhorando.

Fonte: Federação Gaúcha de Paraquedismo

2 way is the way, você tem o céu inteiro e não tem que se preocupar com mais ninguém, só você e seu amigo. Você pode errar que não vai bater em ninguém. Errando que se aprende!

Objetivos

Já falamos aqui que você deve estabelecer objetivos para cada salto, por menor que sejam.

Nessa primeira fase, depois de pegar a CAT B seria legal de focar em algumas áreas. Fica a sugestão:

  • Praticar o PS (ponto de saída)
  • Saídas (mergulho, de frente para o vento relativo, linkado, sair um segundo depois do seu brother e tentar chegar) 
  • Controlar velocidade em queda livre (cair mais rápido, cair mais devagar), nível
  • Movimentos para frente, para trás, para os lados
  • Saber onde é a reta do avião, virar 180 graus e separar, trackear para um espaço aéreo seguro para abertura do velame. 
  • Depois da abertura, checar o seu velame sabendo que não terá ninguém perto aumentando riscos de colisão, é outro ponto importante

Fonte: Dropzone.com

Se você já está em um nível mais avançado, os 2 ways continuam sendo os melhores saltos, seja para aprimorar novas técnicas ou se divertir com um amigo que está no mesmo nível que você.

Quanto mais salta com alguém, mais previsível fica o salto, pois você sabe como o outro voa, a evolução é realmente visível, maior a confiança criada entre vocês.  Só pontos positivos.

Vocês já sabem o nível de queda livre de cada um e conseguem tentar coisas novas.

Calma, não estou aqui falando para você só saltar com um amigo em específico e esquecer de saltar com os outros ou não saltar em eventos. Mas se a cada salto, você salta com uma pessoa/grupo diferente, principalmente no começo da sua jornada no paraquedismo, são muitos ajustes a serem feitos e a evolução pode não ser tão boa quanto um 2 way.

Para você que está começando agora, separamos alguns exercícios para fazerem alguns 2 ways e criarem uma consciência corporal, ajudando na formação da sua base.

Exemplo saída 2 way – Rhythm

Passar por cima e por baixo (Over and Unders)

Você e seu parceiro ficam lado a lado e revezam, cada hora um passa por cima do outro. Primeiro você sobe e depois começa o movimento de lado (side slide) sem cair no vácuo, enquanto o seu parceiro faz o movimento de lado e faz a mesma coisa que você fez. Esse exercício cio é divertido e já constrói i uma base para TR e progressão são no túnel. O vídeo abaixo feito pela Axis Foundation of Flight explica direitinho. 

Fonte: Axis Foundations of Flight

Órbita  

Neste salto você estará de frente para o seu parceiro. Ele(a) mantém a posição enquanto você voa em volta completando 360 graus. Esse salto é muito bom porque forca vocês a usarem o movimento de lado, para frente e para trás. Se tiverem usando câmeras, podem acompanhar o giro assim como no vídeo abaixo para fazerem um debriefing depois.

Fonte: Youtube

Exercícios Trabalho Relativo

Vocês podem começar bem simples e irem evoluindo. Por exemplo: grip, 360, grip, revezando, cada hora um. Ou peçam sugestões para alguém que vocês conhecem. Tem muita coisa que dá para combinar e ajustar de acordo com o nível de vocês.

Fonte: Body Flight

Saídas da Aeronave

Existem muitas variações e as saídas também vão depender da aeronave que está sendo utilizada. É sempre bom praticar vários tipos de saídas. Assim que começar a saltar com mais pessoas, nunca se sabe onde você será colocado no salto. Então é bom estar confortável em várias posições. Pratique saídas linkadas, mergulho e deslinkadas. 

Separação 

Apesar de ser apenas um 2 way, praticar e refinar a técnica do flat track é muito importante. Falamos disso em nosso último artigo, corre lá e dá uma lida. De qualquer forma, vou deixar esse vídeo aqui embaixo. 

Fonte: Rhythm – Youtube

Espero que tenham gostado! Existem um mundo de exercícios e combinações.

Se estiverem saltando com câmeras, mostrem os vídeos para atletas, instrutores mais experientes e aprendam com os feedbacks. De tempos em tempos saltem com coaches, participem de eventos, mas não existe essa urgência de estar todo final de semana em um evento. É legal de praticar o que você aprende e se divertir, sem pressão.
Façam o teste, convide um amigo para saltar só vocês dois por um dia ou um final de semana inteiro. Depois conta para gente! Combinado?

Qual foi o seu melhor 2 way? Conta pra gente nos comentários?

Bons saltos!

Já conhece o app da We Are One?

Baixe nosso aplicativo agora mesmo e fique por dentro de todos os eventos de paraquedismo do Brasil. E ainda:

  •  Lembrete do vencimento do reserva e da carteira de paraquedista
  •  Relação das área e clubes de salto
  •  Relação dos túneis de vento

Os links para download estão no final da página a esquerda.

Ah! E se estiver curtindo o aplicativo, avalie na app store, deixe o seu feedback, é muito importante para nós!

Compartilhe esta postagem em sua rede social!

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *