O paraquedismo é um esporte de alto risco. Todos nós sabemos disso. Mas se for feito com a instrução, execução e foco apropriadas, podemos dizer que é um esporte relativamente seguro.
Muitos ainda falam para as pessoas que não saltam, que o paraquedismo é mais seguro que dirigir um carro. E nós fazemos os dois! rs
Como também somos de carne e osso e estamos lidando com um mundo de sentimentos o tempo inteiro, a diversidade de pensamentos, relacionamentos, trabalho e tudo que envolve o nosso dia a dia pode influenciar em várias decisões.
Neste artigo, vamos falar sobre 3 zonas de perigo. Zonas onde a nossa mente passa por uma barreira de desconforto e se transforma em uma mente blindada, onde é criada uma falsa confiança que ganhamos por ter chegado a um determinado número de saltos e isso vem com grandes lições.
Do AFF aos 100 saltos
Quando você começa seu AFF, a marca dos 100 saltos parece que está muito longe. A primeira zona de perigo começa no seu primeiro salto onde está fazendo algo pela primeira vez e onde existe um risco real de se machucar. Muitas coisas para processar, muita informação para absorver, mas como está usando um equipamento grande, velame grande, isso ajuda muito.
Quando você chega aos 100 saltos, 3 dígitos! Yeahhhh! Comemore com um salto com os amigos e se divirta Afinal de contas, foram 100 vezes saindo do avião.
Você ganha confiança, começa a ajudar os amigos CAT B, dar conselhos, participar de Camps e acelerar o seu progresso.
Essa marca dos 100 saltos, apesar de ser uma marca importante, é necessário fazer um cheque de realidade e se cuidar. Você ainda está engatinhando e cuidado com o ego e a pressa para evoluir. Você pode fazer muitos saltos em pouco tempo, mas experiência não se compra, experiência é tempo no esporte.
Dos 500 aos 1000 saltos
Um tempo se passou, você evoluiu muito rápido e a tão desejada CAT D chegou.
Automaticamente você é considerado um atleta “experiente”.
Na década de 90 – 2000 quem tinha 1000 saltos, era considerado um paraquedista experiente. Muita gente fazia esse número de saltos em 5-10 anos. Hoje um instrutor que faz 1000 saltos por ano, em 10 anos está com 10.000 saltos.
O que isso quer dizer?
Isso coloca 1000 saltos como alguém que sabe sim alguma coisa, mas ainda tem muito que aprender. Quer dizer que o paraquedismo cresceu tanto, que um LO/Tandem/Câmera/AFF com 10.000 saltos tem 10x mais experiência. Que existem pessoas que vão para a DZ trabalhar muitas vezes, 7 dias na semana. E essa é uma galera legal de trocar ideias e escutar umas histórias.
5000+
Com essa quantidade de saltos você atinge um nível de conforto muito grande, principalmente se trabalha como instrutor. Você repetiu vários movimentos mais de 5000 vezes, a memória muscular foi criada.
Desde o momento em que checa seu equipamento no chão, até saber a altitude limite em que você pode se equipar dentro do avião e até o momento do pouso. Todo o processo se repetiu como se fosse uma rotina diária e seu cérebro foi se acostumando a estar tudo bem, fazendo com que entre em uma zona de conforto ou complacência.
Quando estamos na zona de conforto, temos que fazer certas coisas focados, com intenção, presença. Funções como checar o equipamento, procedimentos de emergência tem que ser abordadas de uma forma intencional.
Você já olhou o pino do reserva 5000 vezes (espero eu), acha mesmo que se um dia estiver com alguma coisa errada, tipo um pino deslocado seu cérebro vai reconhecer? Com a memória muscular criada onde sempre está tudo bem? É necessário estar presente e realmente prestar atenção no que está fazendo.
Já imaginou isso com 10.000+ saltos?
Como podem ver, cada fase tem um nível de consciência diferente e não podemos relaxar ou achar que somos invencíveis. Estar aberto ao aprendizado é uma atitude que vai longe.
No dia em que você parar de aprender no paraquedismo, é o dia de pendurar as chuteiras.
Bons saltos!
Já conhece o app We Are One?
Baixe nosso aplicativo agora mesmo e fique por dentro de todos os eventos de paraquedismo do Brasil. E ainda:
- Lembrete do vencimento do reserva e da carteira de paraquedista
- Relação das área e clubes de salto
- Relação dos túneis de vento
- Logbook na nuvem
Os links para download estão no final da página à esquerda.
Ah! E se estiverem curtindo o aplicativo, avaliem na app store, deixem o seu feedback, é muito importante para nós!