fbpx

5 Fatores sobre carga alar que as pessoas confundem

Palavras do VIce Presidente da PD John Leblanc…

Definição de Carga Alar

Carga Alar é uma medida do peso total suportado pelo tamanho do velame. É medido em libras por pés quadrados (lbs/sqft). O peso de saída (exit weight) é o peso do atleta + equipamentos, roupas etc.

Em geral, quanto mais alta a carga alar de um velame, mais rápido as coisas acontecem durante o voo e técnicas de pilotagem se tornam críticas.

Conceitos de Carga Alar Que as Pessoas Confundem

1- Carga alar é um fator determinante quando falamos da velocidade no voo de um velame (airspeed). Escolha com cautela o tamanho do seu velame e seja honesto sobre suas habilidades no cenário atual.

Modelos diferentes mas do mesmo tamanho voam diferente um do outro, em termos de curvas, reação aos controles de batoque, tirantes, resposta no flare e outras características. Mas falando de velocidade, em full glide (quando suas mãos estão 100% para cima e o velame está voando) dois velames do mesmo tamanho mas de modelos diferentes são similares. 

As especificações do design do velame são mais importantes nos controles e situações dinâmicas do que em um modo de voo específico. Essas diferenças de performance/controles durante uma manobra/pouso, muitas vezes, influenciam as pessoas a terem uma impressão de velocidade diferente umas das outras. O que é rápido para você, pode ser mais lento para o outro. Isso acontece quando comparamos velames do mesmo tamanho. 

É por isso que a PD encoraja mudar o modelo do velame e não o tamanho quando o atleta se sente preparado para um velame mais “agressivo”. Por exemplo: O atleta voa um Sabre 3 150 e quer mudar para um Katana 135, o recomendado seria mudar para um Katana 150 pois é um velame com características de voo mais agressivas e responsivas.

Você sempre poderá decidir depois se está preparado ou NÃO para um modelo diferente e quem sabe um velame menor, após alguns saltos.

2- Uma pessoa analisa a velocidade de um velame de acordo com a sua experiência e o seu próprio conceito de rápido e devagar

Exemplo: Atleta 1 e atleta 2 têm o mesmo peso, saltam com o mesmo velame e possuem o mesmo número de saltos. Eles podem ter opiniões completamente opostas sobre a velocidade dos seus velames. Por que? Pelo simples fato de terem experiências diferentes ao decorrer da vida e na jornada do paraquedismo. 

Para o atleta 1 pode ser o menor velame que ele(a) já voou e sente a velocidade e resposta rápida nos controles. O atleta 2 pode ter voado velames menores e decidiu voar um velame um pouco maior para ter pousos mais suaves e mais lentos.

3- É muito importante lembrar o tópico 2 quando se discute a velocidade e resposta nos controles de um velame específico. A sua percepção pode ser diferente das outras pessoas.

Cuidado ao projetar a sua percepção de um determinado velame a outra pessoa. Conselhos sobre downsize ou algum modelo de velame, devem ser discutidos com cautela e para os menos experientes no esporte, procurem um mentor. Alguém que assista seus pousos e possa ter uma conversa franca sobre suas habilidades e te aconselhar de uma forma correta.

4- Não é necessário ter uma carga alar alta em um velame de high performance para que voe e pouse corretamente

Esse é um fato que muitas pessoas se confundem, até mesmo pilotos experientes. Se o velame estiver voando em uma velocidade na qual a pessoa esteja confortável, então está tudo certo.

Se um atleta não tem pousos consistentes em um velame de high performance, com uma carga alar baixa, bem provável que não esteja fazendo o flare corretamente.

5- É melhor escolher o tamanho do seu velame de acordo com a sua experiência adquirida em modelos e tamanhos voados previamente e o seu objetivo de voar mais rápido ou mais devagar. Escolha um modelo que proporciona a velocidade e controle desejados.

Quando se escolhe um velame dessa forma, é muito melhor do que simplesmente olhar uma tabela do fabricante e achar um número qualquer. Essas tabelas são apenas um guia, mas não levam em conta experiência, onde você salta, área de pouso etc. 

Regra básica: se você não quer ir mais rápido, não mude muita coisa.

Já conhece o app da We Are One?

Baixe nosso aplicativo agora mesmo e fique por dentro de todos os eventos de paraquedismo do Brasil. E ainda:

  •  Lembrete do vencimento do reserva e da carteira de paraquedista
  •  Relação das área e clubes de salto
  •  Relação dos túneis de vento
  • Logbook na nuvem

Os links para download estão no final da página à esquerda.

Ah! E se estiverem curtindo o aplicativo, avaliem na app store, deixem o seu feedback, é muito importante para nós!

Compartilhe esta postagem em sua rede social!

Compartilhe esta postagem em sua rede social!

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp

4 comentários em “5 Fatores sobre carga alar que as pessoas confundem”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *