fbpx

A história do paraquedismo no mundo e no Brasil

Você ama sentir a liberdade sussurrando em seus ouvidos durante um salto, eu sei! Mas já procurou conhecer mais sobre a história do paraquedismo? Caso nunca tenha pensado sobre o assunto, chegou a hora! Vamos juntos voltar alguns anos no tempo e descobrir como essa verdadeira paixão ganhou asas.

A história do paraquedismo no mundo  

Todos já assistimos aquele desenho aonde o personagem está em queda livre e abre um guarda-chuvas simulando um paraquedas para amortecer a queda, né?

Pois a ficção se mistura a realidade e é assim que começou o nosso tão amado esporte.

Há 2000 anos na China ocorreu a primeira tentativa de um salto de paraquedas aonde foi construído uma espécie de guarda-chuva utilizado para saltar de torres e penhascos.

Em 852 Armen Firman um Mulçumano construiu uma roupa com asas para reduzir a queda livre (nascia daí o primeiro protótipo do wing suit) e saltou de uma torre na cidade de Córdoba, na Espanha. Essa viria a ser uma das primeiras versões do paraquedas.

Armen Firman

Séculos mais tarde (ainda bem que esqueceram dessas idéias malucas por um tempinho rsrs) registros do ano de 1485 nos mostram que Leonardo da Vinci projetou um paraquedas mais preciso levando em consideração a proporção do peso do jumper e o tamanho do artefato.

Em 1617 o inventor Fausto Veranzio, da República de Veneza, após ter analisado e aprimorado o protótipo de Da Vinci desenvolveu o seu próprio paraquedas e saltou do alto de uma torre em Veneza.

Fausto Veranzio

O paraquedas que mais se assemelha ao usado nos dias atuais foi inventado pelo Francês Louis-Sébatien Lenormand que foi o primeiro homem a saltar em público em 1783 e que se tem registro de testemunhas.

Lenormand foi o inventor do termo pára-quedas em francês “parachute”  proveniente do prefixo latino para que significa “contra” e a palavra francesa chute que significa “queda”.

Em 1785 Jean-Pierre Blanchard (isso mesmo, mais um francês, glória a esses franceses) demonstrou uma forma segura de saltar de um balão usando animais como passageiros até ele mesmo ter a oportunidade de testar seu experimento saltando de um balão.

Em 22 de Outubro de 1797 Andrés-Jacques Garnerin (podemos ter inventado o avião mas o paraquedas não teve jeito, os Franceses teimosos não perdoaram rsrs) efetua o primeiro salto com um paraquedas feito de seda em Paris e entra para a história como o primeiro homem a saltar de paraquedas e assim fica datado como o dia mundial do paraquedista.

Descida de Jacques Garnerin em pára-quedas (1797)

Em 1887 Thomas Baldwin (deve ser francês com nome americano, não é possível que acabou o legado dos franceses) fechou um acordo com uma operadora de carros que pagaria US$ 1,00 por cada pé do seu salto, ele saltou de 1.000 pés na frente de 30.000 espectadores.

Em 1901 Charles Brodwick diretor executivo da Associação Americana de Paraquedas desenvolveu “um sistema integrado de cablagens e contêiners aninhado nas costas” o que deu origem a todos os sistemas modernos além de desenvolver o sistema de linha estática, onde uma linha presa ao avião extrai o paraquedas da bolsa.

Em 1911 foi feito um teste na Torre Eiffel, em Paris (vcs acharam que os Franceses iriam sumir para sempre?) com um boneco que pesava 75 Kg e o paraquedas que pesava 21 Kg que obteve muito sucesso. Ainda em 1911 Grant de Morton realizou o primeiro salto de paraquedas de um avião em Venice, California dando início ao esporte.

Em 1930 os Russos promovem o Festival Desportivo de Paraquedismo e em 1941 o exército alemão implementa o artefato como equipamento de guerra lançando paraquedistas para conquistar a Ilha de Creta.

A história do paraquedismo no Brasil

Depois de muitos Italianos, Franceses, Americanos, Russos e Alemães o paraquedismo chega ao Brasil (obrigado Jah) sendo introduzido por Charles Astor (pasmem, mas apesar de Argelino nasceu em uma colônia francesa no norte da África) que deu o primeiro salto em 1929 em uma apresentação ocorrida aonde hoje está localizado o Aeroporto Santos Dumont no RJ.

Charles Astor

Em 1931 o esporte é introduzido no Brasil, no Aeroclube de São Paulo. Em 1932 Astor formou a primeira turma de paraquedistas civis.

Charles formou sozinho alunos pelo Brasil e foi o precursor do esporte no País. Em 1941 no Campo dos Afonsos-RJ acontece o primeiro salto coletivo com 12 participantes, todos alunos de Charles Astor.

Em 1944 o Capitão Roberto de Pessoa foi o primeiro militar brasileiro a fazer um curso nos Estados Unidos, no ano seguinte o exército envia mais 34 militares para efetuarem o curso e juntos fazerem parte da escola de paraquedismo do exército com sede no Rio de Janeiro.

Em 1955 o exército começou a praticar o salto livre que até então era o salto automático. Em 1958 foi fundada a equipe Ícaros Modernos que em 1961 foi o primeiro clube brasileiro de paraquedismo com sede no Rio de Janeiro.

Em 1964 foi realizado o primeiro campeonato brasileiro de paraquedismo, em Campina Grande – PB e o campeão foi Luiz Olyntho Teixeira Schirmer muito ativo dentro do esporte, ainda em plena atividade, saltando com regularidade no auge dos seus 80 anos e mais de 3.800 saltos.

A partir dessa data o esporte ganhou mais projeção no país ganhando uma expansão inaugurando diversas áreas de salto e escolas por todo o país.

O Brasil possui hoje aproximadamente 3.350 paraquedistas distribuídos entre as regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul.

Com aproximadamente 25 áreas de salto ativas, mais algumas áreas em construção e áreas itinerantes aonde ocorrem eventos esporádicos espalhadas por todo o país o esporte vem crescendo muito não só na parte de praticantes como na parte de infraestrutura e eventos.

Gostou? Deixe um comentário me dizendo se já conhecia essa história ou se percebeu que esqueci alguma coisa, afinal a história do paraquedismo não é nada pequena hehe. Até a próxima, valeu!

Compartilhe esta postagem em sua rede social!

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *