fbpx

Saída de emergência!

Boletins meteorológicos com céus nublados com a camada a 1000 pés … alguém para um salto hop e pop nessa altitude?

Com toda a seriedade, o quão baixo você está preparado para sair do avião em baixa altitude? Você já pensou sobre o que faria em uma emergência desde que era aluno AFF?

Algumas semanas atrás eu estava voando, tinha acabado de decolar de Spaceland na SuperVan com uma decolagem de jumpers, e depois de esperar por uma pausa no tráfego de rádio, verifiquei com o Controle de Tráfego Aéreo de Houston:

Eu: “Houston, tem um avião com o prefixo foxtrot lima passando em uma altitude entre mil e setecentos e quatorze mil pés.”
CTA: “Roger avião com o prefixo foxtrot lima, identificado. Segure em ou abaixo de dois mil e quinhentos pés para cruzar o tráfego.”

Como o avião não estava realmente cheio e o SuperVan sobe tão rápido, minha resposta para cumprir a instrução foi uma redução bem rápida na potência e um impulso no manche para nivelar. A próxima coisa que ouvi?

Silêncio.

Sério, mesmo com meu fone de ouvido com cancelamento de ruído, você quase podia ouvir um alfinete caindo, ao contrário do que eu esperava como um grupo barulhento de pessoas conversando sobre qualquer coisa, e expressando sua energia e entusiasmo para o próximo salto.

Depois de cerca de dois minutos, o tráfego havia passado e retomamos a subida, momento em que um instrutor tandem um pouco mais moderado do que o normal me perguntou “Tráfego?” e parecia bastante aliviado por eu acenar que sim, sabendo que não era uma emergência real.

O que quero dizer é que estive pensando: “Quantas pessoas consideram o que farão em uma emergência?”

Qual é a sua altitude de saída mais baixa?

Não há uma resposta para esta pergunta como um paraquedista experiente. Existem os números que ensinamos em nosso curso AFF, mas para paraquedistas que têm equipamentos de tamanhos variados, pode haver números diferentes. Por exemplo, um instrutor tandem deve sair da aeronave a uma altitude em que um aluno do AFF e seus instrutores poderiam sair com segurança em um reserva. Um paraquedista experiente com um velame crossbraced de menos de 100 pés quadrados tomará uma decisão diferente de um paraquedista que pratica TRV altamente experiente.

O que você fará com seu capacete e/ou óculos?

Você já pensou que poderia ter que deixar o equipamento na aeronave? Você conseguiria saltar com segurança sem óculos de proteção ou capacete?

Seu equipamento está pronto para o skydive?

Claro que sim, porque saltamos em Spaceland e ninguém deveria embarcar na aeronave sem o equipamento ajustado e pronto para saltar.

Você consegue tirar o cinto de segurança e em que altitude deve tirá-lo?

Como um instrutor tandem, o meu permanece acima do normal 1500 pés. Por falar em cinto de segurança, considere sua localização e como você o prendeu. Isso o manterá contido e impedirá que você cause ferimentos a outras pessoas no caso de uma aterrissagem forçada? Idealmente, ele deve estar próximo a você ou conectado ao seu arnês o mais próximo possível do seu centro de massa e ter o menor percurso até o chão ou ponto de fixação na parede (bancos amplos / assentos no chão).

Quem dá a ordem para sair?

O piloto é, obviamente, a autoridade final sobre todas as coisas relacionadas à aeronave, incluindo se é seguro ou permitido sair. Dito isso, a responsabilidade do piloto aumenta exponencialmente em uma emergência e perturbá-lo neste momento pode não ser a melhor decisão. Em vez disso, esteja o mais pronto possível para sair ou esteja preparado para uma aterrissagem forçada. Se o piloto quiser que os paraquedistas saiam, ele os informará após cuidar da emergência imediata e sua responsabilidade associada. Acredite em mim, preferimos pousar vazios quando as coisas estão dando errado, mas vamos considerar se é mais seguro para os paraquedistas ficarem ou não.

Quem você deve ouvir no avião?

Fonte: skydivemidwest.com

Normalmente, o piloto se comunicará por meio de um paraquedista, geralmente a pessoa sentada atrás da posição de co-piloto. Idealmente, este deve ser um instrutor ou outro paraquedista altamente experiente que possa permanecer calmo e transmitir as instruções com clareza. Todos os demais devem ficar calados, ouvir e obedecer sem questionar. Haverá muito tempo para discussão depois que todos pousarem; agora não é a hora.

Como você vai sair?

Você se lembrará de não sobrecarregar a parte traseira do avião e de manter a saída ordenada? Quanto tempo de separação é necessário se todos não estiverem demorando mais do que 5 segundos? Não consigo pensar em muitas situações em que qualquer outra coisa senão saídas solo seria aconselhável para qualquer pessoa que não fosse alunos ou tandems. As saídas de mais paraquedistas juntos vão aumentar o perigo para todos, então não as faça. A queda livre não é recomendada, então a separação de saída pode ser mantida em um tempo mínimo, já que a queda livre não será um fator. Lembre-se de que se o problema for a perda de um motor, a aeronave pode muito bem estar descendo e o piloto pode querer que a aeronave seja esvaziada o mais rápido possível com segurança.

Onde você vai pousar?

Isso é algo que os locais deveriam ter uma boa idéia; passamos tanto tempo na aeronave na subida até o lançamento, deveríamos gastar algum tempo olhando para fora em busca de opções de pouso fora da área. Seus pilotos sim. Sua opção mais segura pode ser um pouso fora, mesmo se você achar que mal consegue voltar para a DZ. Se estiver de volta à zona de lançamento, lembre-se que o piloto pode estar tentando voltar para lá em um avião que não tem potência para dar uma volta e você deve evitá-lo caso cometa o erro de cruzar a pista em baixa altitude. Siga nossas diretrizes de cruzamento de pista em todas as situações (não sobrevoe a pista abaixo de 1.000 pés se aeronaves  estiverem usando-a ou se aproximando).

Acho que os paraquedistas da Spaceland têm uma grande chance de responder adequadamente a um problema, já que temos alguns dos melhores treinamentos e recursos do esporte, ponto final. Também acho que temos algumas das melhores aeronaves da indústria e confio em cada uma delas; se não o fizesse, não as voaria ou saltaria delas. Dito isso, se você não pensou em SUA resposta às perguntas acima, talvez você deva reservar alguns minutos para fazer isso.

Eu garanto que seus pilotos têm …

Esse artigo é muito interessante pois aborda um assunto bem delicado que é uma saída emergencial a baixa altitude. E ai, vc está preparado? Você se comporta dentro do avião contando com isso? No paraquedismo devemos estar preparados e atentos a tudo, por mais que as manutenções nos aviões, equipamentos estejam em dia não devemos subestimar as falhas sejam elas nas aeronaves, equipamentos…

Bons saltos e pousos suaves.

Esse artigo foi escrito por JP Furnari, leia o artigo na íntegra clicando no link abaixo:

Já conhece o app We Are One?

Baixe nosso aplicativo agora mesmo e fique por dentro de todos os eventos de paraquedismo do Brasil. E ainda:

  •  Lembrete do vencimento do reserva e da carteira de paraquedista
  •  Relação das área e clubes de salto
  •  Relação dos túneis de vento
  • Logbook de saltos e de túnel na nuvem

Os links para download estão no final da página à esquerda.

Ah! E se estiverem curtindo o aplicativo, avaliem na app store, deixem o seu feedback, é muito importante para nós!

Compartilhe esta postagem em sua rede social!

Compartilhe esta postagem em sua rede social!

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *