fbpx

A Importância do Flat Track

bom flat tracking deselando
Fonte: Skydive Mag – Tommy Miller

A importância do flat track é pouco abordada.

Quando terminamos nosso AFF, somos como um bebê, apenas aprendendo a andar no céu. Por mais tentador que seja aprender coisas novas e se jogar em saltos de freelfly, ângulos etc.

O Que é Flat Track?

Flat track é voar sem perder muita altitude, enquanto estamos na posição do track. É o que fazemos na separação depois que o salto acaba. Uma curva de 180 graus e iniciamos a posição do track, com o intuito de ser um voo plano para podermos irmos mais longe e ainda comandarmos em uma altura segura. Flat significa plano.

Fonte: Rythm Skydiving

Quando você termina seu AFF, é bem provável que o seu track seja o que chamamos de Delta. O movimento para frente existe, porém, você ainda está selando e as suas pernas não estão totalmente esticadas e estão afastadas. Isso causa uma perda de altitude maior que a desejada e não cobre muita distância.

De todas as habilidades, flat track é provavelmente uma das mais importantes. A que vai te manter vivo no esporte por muitos anos. Independentemente do tipo de salto que você faça, com exceção de solos, Mr. Bill, você sempre precisará dar o flat track para se separar de outros atletas. Caso contrário, isso pode resultar em uma colisão na hora da abertura e o resto você já sabe.

Por essas razões, sempre procure melhorar a sua técnica. SEMPRE!

Se um dia quiser fazer parte de big ways, os LOs podem te cortar pelo simples fato de não saber separar bem da formação.

O seu objetivo é saltar cada vez mais e ficar cada vez mais flat e cada vez mais longe dos outros atletas durante a separação.

grafico flat tracking vs delta tracking
Fonte: Skydive Mag

Técnicas de Flat Tracking

Você deve estar se perguntando, “se flat tracking é tão importante, por que eu não aprendi no meu AFF?” Porque é uma posição menos estável, com o centro de gravidade menor e consequentemente mais difícil de aprender. Você como aluno, apenas entender os princípios já é o suficiente para passar os saltos de AFF. Lembrem que somos bebês aprendendo a andar no céu.

Delta Track

Como mencionado acima, no Delta track, você mantém o corpo selado, pernas esticadas e um pouco afastadas, o que traz mais estabilidade – braços para trás a uns 45 graus em relação ao seu corpo. Quando assume essa posição, pode parecer que está cobrindo uma distância grande, mas na realidade não está. Você sente e escuta o barulho do vento, porém, essa aceleração é vertical, fazendo com que você não alcance o seu objetivo de separar do grupo. Relaxa, todos começamos com o Delta.

flat tracking
Fonte: Skydive Mag – Luciano Bacque Productions

Flat Track

A posição de corpo do flat track é constituída pelas pernas juntas e retas (com os dedos do pé apontados), o resto do seu corpo completamente reto e até mesmo uma posição contrária a de selar(barriga para dentro), braços colados no corpo. Você transforma seu corpo em uma peça única, criando mais lift e movimento horizontal.

Nessa posição, você vai cair mais lentamente do que o normal e o movimento para frente é exponencial.

Para chegar a um nível bom, a prática é necessária.

Por ser uma posição menos estável, um pouco de assimetria nos ombros pode causar instabilidade.

Comece devagar, na posição de track que você já sabe e aos poucos vá sentindo e aperfeiçoando a sua técnica.

Fonte: Small Teaser

Todo – Parte – Todo

Pense na posição almejada, como falamos acima.

Agora vamos dividir em partes, é assim que você vai criar a memória muscular até ficar automático.

  • Traga seus braços junto ao seu corpo, palmas das mãos para baixo
  • Aos poucos comece a esticar suas pernas, sinta os joelhos travarem com as pernas totalmente esticadas e junte-as, se sentir instabilidade, abra as pernas ou os braços um pouco até se acostumar
  • Pense em desselar, coloque a barriga para dentro, isso vai te colocar em um voo plano. O vento vai colocar uma pressão nas suas pernas, pense em empurrá-lo para baixo, isso exige bastante energia no começo
  • Seu corpo está praticamente todo tensionado
  • Para controlar a direção, use os ombros, pequenos ajustes
  • Não se esqueça das suas prioridades na hora da separação: cheque altitude, cheque para ver onde outros atletas estão, escolha a direção, tragas os braços para perto do corpo, estique as pernas, mantenha a direção.
track mal feito
Fonte: Skydive Mag – Gustavo Cabana – Tracking mas ainda selando

Uma vez que você alcançou essa posição, use e melhore em todo salto. Se você acha que o seu flat track é bom, bem provável que não seja.

Todos Nós Somos Capazes

As vezes vemos atletas mais pesados achando que não podem fazer um flat track direito. As vezes vemos atletas mais leves sendo preguiçosos porque pensam que a física os fazem bom flat trackers. Todos errados! Não importa o seu tipo físico, você pode alcançar um nível muito melhor aplicando essas técnicas. Já vi muitos atletas pesados passando atletas mais leves, pelo simples fato de possuirem uma técnica melhor. O fato desses atletas terem ombros mais largos, gera muito mais lift. Use o seu biotipo a seu favor!

importancia do flat track
Fonte: Skydiving Spaceland Houston – Rob Parker

Dicas – Ressalvas 

Três pontos onde devemos ter mais cuidados:

  • Se você não sabe onde todos do seu grupo estão na hora da separação, faça a curva de 180 graus e verifique na sua frente se tem alguém. De nada vai adiantar começar a separar se tem um atleta tentando chegar na formação, causando riscos de colisão 
  • Saiba onde você está em relação a reta do avião, básico né
  • Fique atento aos outros atletas durante o flat track, principalmente se for um big way, pequenos ajustes na direção podem ser necessários. 

Esse artigo foi adaptado e traduzido e você pode achar a versão em inglês clicando aqui.

Bons saltos!

Já conhece o app da We Are One?

Baixe nosso aplicativo agora mesmo e fique por dentro de todos os eventos de paraquedismo do Brasil. E ainda:

  •  Lembrete do vencimento do reserva e da carteira de paraquedista
  •  Relação das área e clubes de salto
  •  Relação dos túneis de vento

Os links para download estão no final da página a esquerda.

Ah! E se estiver curtindo o aplicativo, avalie na app store, deixe o seu feedback, é muito importante para nós!

Compartilhe esta postagem em sua rede social!

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp

2 comentários em “A Importância do Flat Track”

  1. Pingback: 2 Way is The Way - Weareone Blog

  2. Pingback: Dicas Para Grupos de Tracking/Desloca - Weareone - Artigos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *