fbpx

Aprenda a Navegar Defensivamente

Você que fez auto escola provavelmente já ouviu falar da direção defensiva, correto? No nosso esporte nós temos a navegação defensiva que é o ato de conduzir o seu velame a evitar acidentes, apesar das ações incorretas dos outros e das condições adversas como tempo, obstáculos, vento, ordem de pouso…

Voo defensivo tem duas partes básicas:

Fonte: Alê Gesta

  1. Desenvolver habilidades tão aprimoradas de forma que você consiga chegar seguramente ao chão apesar das coisas estúpidas que as pessoas estão fazendo ao seu redor.
  2. Desenvolver uma capacidade de julgamento tão eficaz que você possa tomar decisões de forma que elas resultem em situações mais seguras para você e para outros.

Planeje as aproximações de forma a evitar tráfego pesado no momento do pouso

Muitos dos piores acidentes consistem em colisões que ocorrem no momento do pouso, normalmente pelo simples fato de haver muitos velames voando em muitas direções diferentes, o que compromete a segurança. Evitar o tráfego aéreo pode ajudar a reduzir o risco.

Fonte: Gabriel Andrade

1. Para se afastar do tráfego, tome imediatamente após a abertura a decisão sobre se é melhor afundar ou flutuar, considerando se o PS é bom o suficiente para permitir alguma margem de manobra.

O ojetivo é evitar uma alta frequência de pousos ocorrendo em um curto período de tempo. Menos tráfego significa menos chance de acidentes. Isso equivale à ideia de que manter uma distância segura do veículo à frente reduz as chances de acidentes em rodovias. Para planejar a aproximação, você deve olhar para frente e deduzir como o tráfego seria na sua chegada à área. Então, ajuste seu padrão de voo de forma que você enfrente o menor tráfego possível quando estiver pousando. Quanto mais pessoas na decolagem utilizarem a mesma técnica, melhor será! Perceber o tráfego pesado quando você já estiver na aproximação final será tarde. Planejamento é o nome do jogo.

2. Como planejar a aproximação?

Primeiramente, olhe ao redor após sua abertura. Veja onde estão todos. Pergunte-se duas coisas: Você está voando acima ou abaixo da maioria? Seu velame está mais ou menos carregado que o dos outros? Então:

(a) Se você estiver mais baixo que a maioria e voar com um wing load próximo da média dos demais: Você deveria pousar assim que possível. Você tenta reduzir o tempo dentro do qual todos os pousos ocorrerão iniciando mais cedo seu processo de aproximação para pouso. Se você não fizer isso, você começará a congestionar o tráfego atrás de você, como um motorista que dirige devagar demais na pista de ultrapassagem.


(b) Se você estiver mais baixo que a maioria, mas voar um velame grande e lento: os mais velozes provavelmente alcançarão você e lhe ultrapassarão. Onde você gostaria que isso acontecesse? Se você mergulhar e tentar pousar antes, você provavelmente será ultrapassado durante sua aproximação final. Neste caso, considerando-se um bom PS, seria melhor flutuar freado desde o início. Isso forçará o tráfego rápido a ultrapassá-lo enquanto você ainda estiver relativamente alto. Ser ultrapassado quando se está em grande altitude é mais seguro que na aproximação final.

(c) Se você estiver acima da maioria: Você deveria segurar, voando freado. Assim você estica o período de tempo até o pouso, chegando depois. Isso é fácil se você estiver voando um velame maior.


(d) O que fazer se você estiver acima da maioria, mas estiver voando com um wing load mais alto? Bom, mesmo com um wing load alto você ainda consegue segurar bastante nos freios. Tente ficar por cima, junto com os velames maiores, até abrir o maior espaço possível entre você e o tráfego abaixo. Então mergulhe e preencha esse espaço, que normalmente se inicia imediatamente após os grandes velames.


Aprenda os hábitos dos outros

Antecipar as ações dos outros lhe ajudará a se afastar dos problemas. Aqui temos alguns exemplos:


1. O pêndulo indeciso

Tem gente com velame grande que gosta de dançar na reta final de aproximação. Se você estiver voando um velame mais rápido, não o siga quando ele iniciar sua aproximação no ponto A. Você pode ficar preso atrás dele, precisando passá-lo nos momentos finais.

O problema é que você pode não ser capaz de prever onde ele estará quando você passá-lo! Melhor passá-lo bem antes, ou antecipar seu ponto B, “ pousando com mais vento de nariz que ele”. Talvez você consiga pousar em outro lugar, mas nunca o corte nesse momento porque ele pode ficar assustado e fazer uma bobagem, causando um acidente.

2. O hook turner de última hora

Esse sujeito adora fazer curvas baixas de batoque, muito mais baixas do que você ousaria arriscar. Se você estiver atrás dele, voltando de um PS ruim, não fique aguardando ele fazer a manobra final para ficar com vento de nariz porque você provavelmente viraria mais baixo do que gostaria. Se ele estiver logo atrás e abaixo de você, ele pode obstruir sua última curva para ficar com vento de nariz. Escape dessa situação quando ainda estiver bem alto.

3. Você já conheceu alguém que gosta de pousar com vento de cauda só por diversão?

No atual cenário do pára-quedismo, você deve estar preparado para qualquer coisa, portanto mantenha muitas opções em aberto.

Escape da confusão na área de pouso tomando a iniciativa de pousar em outro lugar

Andar faz bem! É melhor do que ser carregado de maca. Ao escolher pousar em outro lugar, ao invés de se entrar no já congestionado tráfego na área “legal” de pouso, você aumentará sua segurança assim como também tornará a área “legal” menos congestionada para os outros.

Verifique o PS antecipadamente

Fonte: Felipe Carvalho

Muitos PS’s ruins ficam ainda piores enquanto você vaga sem rumo por alguns segundos tentando descobrir onde está. Se você puder fazer isso rapidamente, verifique o PS enquanto aguarda os primeiros grupos saírem da aeronave. Caso você seja daqueles que ficam para o final da reta, verifique-a se você tiver um segundo ou dois de folga durante a queda livre. Verificar o PS antecipada e frequentemente permitirá que você fique alerta para um PS ruim. Você saberá imediatamente para que lado voar seu velame. Você poderia até decidir deixar a formação antes do momento combinado no briefing, começar a separação antes e portanto abrir um pouco mais alto também.

Jonh Leblanc, Vice Presidente da PD maior fabrica de velames no mundo.

Tradução, autor desconhecido.


Compartilhe esta postagem em sua rede social!

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp

2 comentários em “Aprenda a Navegar Defensivamente”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *