fbpx

Boletim de Serviço Emitido pela PIA (Parachute Industry Association)

Fala Pessoal!

Esse artigo vai para donos das áreas de salto e para quem é dono de equipamentos de tandem.

A PIA soltou um boletim de serviço no dia 10/09/2020 em relação a tirantes de tandem comprado em outros fornecedores, que não sejam do fabricante que produz o sistema de tandem. O famoso black market.

Neste boletim, os tirantes comprados no black market entortaram com o uso entre 1-30 saltos.

Identificação do problema:

Tirantes comprados no black market, construidos com RW2 rings.

TODOS os tirantes de tandem que foram construídos com esse material, independentemente da fábrica, fornecedor onde foi comprado, da data de fabricação, do tipo de material ou processo usado para fabricação deverá ser descontinuado o uso. Apenas equipamentos de atletas/sport que usam RW2 rings não serão afetados.

Background:

Relatórios recentes de argolas entortadas é um assunto muito preocupante. Pelo menos um fabricante do black market está usando RW2 rings ou similar, que o uso foi descontinuado no uso de tandems em 1996, quando os primeiros casos começaram a aparecer.

Esse material passou em testes de 500 lbs (250kgs +-) e começam a distorcer com uma carga de 2500 lbs (1250 kgs +-).

Gerações anteriores de velames de tandem produziam uma força de abertura menor e demorava mais para abrir. Os novos velames que foram introduzidos nos últimos anos, em uma combinação de material, tipos de linha, design, criaram uma nova força de abertura e que começaram a entortar os RW2 rings usados naquela época. A Relative Workshop mais conhecida como United Parachute ~Technologies e Strong Enterprises já experienciaram essa situação na década de 90. Como resultado, as duas empresas criaram um novo design para o systema de 3 argolas com materiais mais resistentes e um novo modelo na geometria do tirante para suportar maiores cargas na hora da abertura dos tandems.

Todas as fábricas de tandem dos EUA vem usando um material mais forte chamado RW11 desde 1998. Esse material foi testado e aprovado com um peso de 920 lbs (460 kg+-) e nos testes, começa a entortar com uma carga de 5700 lbs (2850 kgs +-). RW11 é duas vezes mais forte que RW2. Que fique bem claro que o RW2 não é defeituoso, simplesmente não aguenta a carga gerada durante uma abertura de tandem com os velames que estão no mercado hoje.

Originalmente, um master rigger/DPRE da FAA suspeitou que esse problema estava ocorrendo por causa de um problema chamado “flip thru”, o que é causado depois que o instrutor pousa e as argolas se movem causando o desalinhamento das mesmas. Mas depois de algum tempo ele mudou de ideia.

É muito importante entender as consequências que isso pode causar. Uma argola torta pode alterar a geometria do sistema de 3 argolas tornado-o menos efetivo na absorção de carga, durante uma abertura forte. Bem provável também que possa acontecer a falha do tirante em segurar a argola menor ou a falha do loop do tirante. O pior cenário seria uma força excessiva colocada no loop do tirante, fazendo com que o loop puxe o cabo de desconexão no buraco da groomet e bloqueando a desconexão, provavelmente resultando em principal e reserva embolados.

INSPECIONE E TROQUE O SEU TIRANTE AGORA, ANTES DO PRÓXIMO SALTO

Como sei se o meu tirante foi feito de RW2?

Se você está usando um tirante que não tenha sido fabricado pela mesma marca do seu sistema, comprou na mão de alguém ou não sabe se o seus tirantes são feitos com esse material, chegou a hora de fazer uma inspeção no seu sistema.

RW2 rings ou tamanhos similares tem uma seção cruzada de grossura de menos de 5mm (0.197”). Tirantes com essas dimensões devem ser retirados de circulação imediatamente.

Ver figura 3 no link abaixo para maiores referências de como medir. Na hora de medir, o tirante tem que estar desconectado do container.

Ver figura 4 para o diametro interno da argola.

Nota:

Todos os fabricantes dos EUA não autorizam o uso de partes que não sejam fabricadas por eles, incluindo todos os componentes que não são certificados TSO, com exceção de velames principais. Os tirantes são componentes do sistema de acordo com cada fábrica, para ser compativel com cada sistema MARD.

Segue abaixo o link do boletim e olhem as figuras para maiores referências.

https://www.pia.com/wp-content/uploads/PSB-RW2Rings10092020.pdf?fbclid=IwAR0-Br6_JQn830QiPgaq_zOA5EGLBbhJIL1mZhGARSAItvpErnWax1mLF44

Compartilhe esta postagem em sua rede social!

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *