Fonte: Skydive Mag
Qual o tamanho ideal do seu closing loop?
Quando deve trocar?
Para os que não sabem, closing loop é aquele pedaço de corda que fica dentro do seu container, usado para fechar as abas e alojar o pino do seu velame principal.
Esse pedaço de corda é tão importante e muitas vezes esquecido por muitos, se não for a maioria.
Qual foi a última vez que você checou a condição do seu closing loop? Aposto que alguns de vocês nunca nem devem ter olhado para ele. Acertei?
“Eu confio no meu dobrador.” Você vai dizer.
Mas quem salta o equipamento? De quem é a vida que está na reta se acontecer alguma coisa?
Dobradores muitas vezes estão na correria, não tem um loop pronto ou estão sem nenhum naquele momento. Daí vem aquele pensamento “esse loop segura até o final do dia”.
Para início de conversa, dobradores não têm obrigação de manter o seu equipamento, muito menos de fazer os freios, mas isso é papo para outra hora.
Fonte: Skydive Mag
Coloque uma coisa na sua cabeça, é o seu dever como paraquedista, conhecer e manter o seu equipamento, para que as chances de algo dar errado sejam diminuídas. E quando o assunto é closing loop, você além de estar cuidando da sua própria vida, também está zelando pela vida dos outros.
Como Checar o Closing Loop
A melhor maneira de checar o loop é na hora da dobragem. Depois de colocar o equipamento no chão, faça uma inspeção completa do loop.
- Comece pela parte debaixo, a parte do loop que não fica visível no container e verifique se tem um pedaço da corda sobrando depois do nó, se não tiver ou estiver desfiando, pode trocar. Se esse nó for desfeito, seu container vai abrir involuntariamente.
- O lugar de maior desgaste será onde o closing loop tem contato com o pack boy/pull up cord. A abrasão criada na hora de retirá-los, faz com que o loop se desgaste bastante.
- Vire o loop de dentro para fora para verificar esse desgaste. Muitas vezes olhando superficialmente, parece que o loop está em uma condição boa para continuar saltando, mas na verdade não está.
- Outro fator importante: Não coloque um loop maior só porque fica mais fácil de fechar o container na hora da dobragem. Principalmente se você faz saltos rápidos como free fly, tracking etc. Se o loop ficar folgado demais e você estiver fazendo o sit fly, o vento vai entrar por debaixo da aba e causar uma abertura prematura. Já falamos um pouco disso neste artigo.
Fonte: Gypsy Bands – Loops com bastante sobra depois do nó, usar um isqueiro no final do loop para não desfiar com o tempo é uma boa
Com Quantos Saltos Devo Trocar?
Não existe um número certo. Depende de vários fatores como o material que você usa para fechar o seu container, você puxa o pack boy/pull up cord agressivamente? (isso aumenta a abrasão). Qual clima você salta? Deserto? Área de pouso de terra? Tudo isso influencia.
Cheque com frequência e se você apenas pensou se está na hora de trocar, troque!
Qual o Tamanho Ideal do Loop?
Você por acaso já leu o manual do seu container? Pode ficar tranquilo, buscamos essa informação para você e vamos deixar aqui. Sempre siga a recomendação do fabricante. Pode ser que muitos de vocês achem essa parte um pouco mais técnica, mas informação nunca é demais e se pelo menos um de vocês começarem a checar o loop do seu equipo depois desse artigo, já é mais uma pessoa com algum conhecimento por ai.
Fonte: Skydive Mag
UPT – Vector
UPT fala para não alinhar os ilhoses um em cima dos outros. O tamanho standard do loop é 4.1cm.
Reparem que também existe a opção de passar a bridle por baixo da aba direita, conforme foto acima.
Veja o manual da UPT aqui.
Fonte: Skydive Mag
Sun Path (Javelin, Odyssey)
Esse fabricante requer que os ilhoses se alinhem um em cima dos outros. Na aba de cima, repare que tem uma costura chamada z-box para sua referência na hora de ajustar o closing loop. O loop deve chegar até a metade dessa costura. Foto acima.
Veja o manual da Sun Path aqui.
Fonte: Sun Path
Velocity Rigs – Infinity
Os containers infinity requerem que os ilhoses da abas inferior, central e do lado direito sejam alinhadas umas sobre as outras, com a borda da aba do lado esquerdo encontrando-se apenas com a borda da aba do lado direito. Não encontramos nenhuma foto demonstrativa desse fabricante. Mas se clicar no link do manual, lá tem fotos demonstrativas.
Fonte: Mirage Containers
Mirage Containers
A recomendação é que o loop tenha 3,80 cm medindo desde da anilha. Esse tamanho deve posicionar a aba superior e a inferior a 1,5cm do centro.
Palavras do Bob da fabricante Mirage:
“Muitas vezes os atletas compram containers já pensando em colocar velames menores em um futuro próximo. Infelizmente isso requer um loop maior para caber o velame atual no container. Já recebemos containers para manutenção com loops de 7-10cm. Os donos dos containers podem colocar o loop do tamanho que acharem melhor, mas a nossa recomendação é feita depois de anos testando o equipamento em diversos cenários.”
Colocar um velame maior do que o indicado para o tamanho do container pode acarretar em vários cenários de perigo. Por exemplo:
Se você tem um velame principal maior do que o indicado para o seu container e tiver um punho duro e tiver que acionar o reserva, existe a chance do reserva não abrir por estar preso devido ao volume criado pelo seu principal.
Acesse o manual da Mirage clicando aqui.
Fonte: Skydive Mag
Aerodyne – Icon
Aerodyne não tem uma sessão dizendo qual o tamanho ideal para o closing loop no manual. Mas fique ligado na sequência correta na hora de fechar o container. Você não quer o loop entre a terceira e a quarta aba, onde o pino não pode ser colocado de forma segura. Porém, você pode deixar uma folga na última, assim como no container da UPT.
Acesso o manual do Icon clicando aqui.
Fonte: Skydive Mag
Sunrise Rigging – Wings
Wings, assim como a Aerodyne, não tem uma sessão no manual recomendando um tamanho exato do loop. De qualquer forma, eles recomendam que os três primeiros ilhoses estejam um em cima do outro, sendo que o quarto possa ficar um pouco desalinhado, assim como a UPT.
Conclusão
Muitos fabricantes não recomendam um tamanho específico do closing loop. O motivo principal é que essa parte do equipamento não necessita nenhum tipo de certificação como TSO (Technical Standard Order). Em outras palavras, a responsabilidade é sua!
Seja qual for o equipamento que você usa, cheque constantemente o seu closing loop. Seja responsável pela sua segurança e a segurança dos outros atletas. Uma abertura prematura pode causar um estrago muito grande.
Bons saltos!
Esse texto foi traduzido e adaptado e você pode encontrar a versão em inglês clicando aqui.
Já conhece o app da We Are One?
Baixe nosso aplicativo agora mesmo e fique por dentro de todos os eventos de paraquedismo do Brasil. E ainda:
- Lembrete do vencimento do reserva e da carteira de paraquedista
- Relação das área e clubes de salto
- Relação dos túneis de vento
Os links para download estão no final da página a esquerda.
Ah! E se estiver curtindo o aplicativo, avalie na app store, deixe o seu feedback, é muito importante para nós!