fbpx

Como Comprar Seu Primeiro Equipamento no Skydive

cypress DAA
Fonte: Velocity Rigs

Como comprar o seu primeiro equipamento no skydive é uma pergunta frequente e devido a falta de informação disponível, resolvemos escrever sobre o assunto neste post.

Paraquedismo é um esporte caro, você acabou de absorver um mundo de informações no curso de AFF e ainda tem que se familiarizar com o equipamento, saber o que comprar, e claro, você não quer tomar nenhuma decisão precipitada.

Um conselho que a maioria de nós recebe no começo dessa jornada é que não devemos comprar um sistema completo até mais ou menos 100 saltos. Quando falo de sistema completo, estou referindo ao container, velame reserva, DAA (dispositivo de ativação automática) e velame principal.

O motivo é que até chegar a esse número de saltos, sua progressão será relativamente rápida e bem provável que irá começar saltando um velame grande tipo um 240 sq ft (dependendo da carga alar obviamente) e a medida que for evoluindo, a tendência é diminuir o tamanho do velame. 

Deixando bem claro que isso depende da habilidade, peso de saída (exit wait), evolução de cada atleta. Mas para exemplificar, vamos dizer que começou seu AFF com um 240 sq ft e chegou aos 90 -100 saltos voando um 170 sq ft.

E também vamos falar dos equipamentos básicos, aqueles que você já pode pensar em comprar antes mesmo de terminar o AFF.

Capacetes skydive
Fonte: Chutting Star

O básico

Altímetro, capacete, macacão são itens que você pode comprar já no início e a melhor maneira de fazer uma boa compra é conversando com instrutores e outros atletas. 

Altímetro –  tem as opções de analógico e digital. Sendo que o analógico na maioria das vezes não precisa de baterias, são mais resistentes, porém, são maiores e hoje poucas pessoas usam. Cair com estilo faz parte do paraquedismo, não é verdade? Funcionam muito bem!

O digital é bem menor, registra mais informações como número de saltos, tempo de queda livre, possui luz para saltos noturnos no futuro entre outras funcionalidades. É um equipamento mais sensível, necessita a troca de baterias de tempos e tempos ou de recarga através de um cabo usb.

Capacete –  tem muitas opções, desde aberto, fechado, marcas com fabricação no Brasil, o que facilita muito pois não tem que esperar muito tempo de frete e não paga taxa de importação. 

O capacete aberto tem um maior campo de visão, você tem mais o feeling de queda livre, enquanto o fechado protege mais do frio e pode ser usado futuramente para voar no túnel de vento. Seu capacete deve ser justo na cabeça e ter um sistema de fácil remoção, se você tem planos de colocar câmera no futuro, um sistema de desconexão é altamente recomendável.

Procure também modelos que ofereçam espaço para colocar um altímetro sonoro no futuro, com certeza vai precisar.

Kua Sky - Skydiving Jumpsuits, Jerseys and Gear — Jumpsuits
Fonte: Kua Sky

Macacão – ajuda você a ser um paraquedista melhor e cada macacão tem sua particularidade para determinado tipo de salto. No começo, você vai usar o macacão da escola, o seu instrutor vai escolher o mais adequado, de acordo com o seu peso e o material, para que tenha uma queda livre mais confortável.

Existem vários tipos de macacões, mas os mais básicos são os para voar de barriga e os de freefly. Cada um é feito com um tipo de salto em mente. 

Independentemente do tipo que você escolher, seu macacão será feito ou para aumentar a sua velocidade em queda livre (para os mais leves) ou para diminuir a sua velocidade em queda livre (para os mais fortinhos). Tudo depende do seu peso, altura, formato do corpo.

Dress for success!!! 

Partindo da progressão básica no paraquedismo que seria começar voando de barriga, mesmo que o seu objetivo seja o freefly, é recomendável começar com um macacão de barriga para que você possa evoluir da maneira certa no esporte e assim que a sua memória muscular estiver mais avançada, daí sim, partir para outras modalidades mais rápidas e mais complexas.

Você pode comprar um macacão usado e quando estiver mais inserido no esporte, pode tomar uma decisão melhor e comprar um novo de acordo com a modalidade que mais lhe interessar.

Container Paraquedismo
Fonte: Parafunalia

Goggles/Óculos  Um óculos transparente, igual ao que você usou durante o AFF é recomendável. São bem baratos, oferecem um campo de visão legal. Lembre-se sempre de usá-lo bem apertado para não correr o risco de sair em queda livre. 

Esse tipo de óculos é recomendado pois é feito de plástico e em caso de um capote no pouso (que é bem provável de acontecer) você não irá se machucar. Essa é uma fase de aprendizado e você ainda não domina as técnicas de pilotagem do seu velame. 

O Sistema

Tudo novo

Você chegou aos 100 saltos! Parabéns! Deve estar doido(a) para ter seu próprio equipamento e agora é o momento de começar a procurar alguma coisa que lhe sirva por um bom tempo.

Se você tem entre 4000-8000 USD sobrando, compre um sistema novo. Nada como um sistema que foi feito sob medida, para o seu tipo de corpo e sem correr riscos de comprar algo errado, velho que não te cabe direito. Converse com um instrutor de confiança, um rigger, um representante de alguma marca. O seu nível de experiência, habilidades, peso/altura, média de números de saltos que pretende fazer por ano e o orçamento que cabe no seu bolso são fatores importantes na hora da compra.

Uma vez decidido o tamanho dos velames reservas e principal, chegou a hora de escolher os fabricantes, o container e o DAA. Mais uma vez e não podemos enfatizar isso o suficiente, converse com instrutores, riggers e representantes. Desde que o tamanho dos velames tenham sido escolhido corretamente, é difícil fazer uma má escolha em relação aos fabricantes. 

altimetro digital
Fonte: Chutting Star

A desvantagem de comprar equipamento novo é o tempo de espera. Pode levar de 8 a 16 semanas para a fabricação do seu container, velame principal e depende também da época do ano em que é feito o pedido. Geralmente as fábricas demoram mais para entregar quando o verão no hemisfério norte está para chegar e essa demora vai até o final do mesmo. Entre Abril e Setembro.

Outra desvantagem é a taxa de importação.

Novo e usado

Se quiser economizar uma grana ou o orçamento está um pouco apertado o que é completamente normal, comprar um container novo e o resto usado também pode ser uma opção. 

Usado

Porque o container tem que caber bem em você, comece procurando nas áreas de salto que conheça. Isso além de economizar com o frete, de repente você terá a chance de experimentá-lo. Se tiver a chance de experimentar, coloque o seu macacão, se geralmente salta em lugares frios, coloque a roupa que geralmente você usa para saltar. 

Caso não encontre o que está procurando, uma forma de saber se o container irá servi-lo, é pedir as medidas para pessoa que está vendendo ou até mesmo pegar o número de série e contactar o fabricante para saber as medidas. E obviamente saber suas medidas para que possa compara-las. Peça um rigger ou o representante da fábrica para tirar as suas medidas.

Outras coisas que devem ser consideradas são a data de fabricação, número de saltos, avarias/reparos, boletins/recalls (você pode checar isso no site do fabricante), tipo de punho de desconexão e do reserva, se possui MARD e se todas as partes estão incluídas.

rigging loft
Skydive Hibaldstow

Todo container tem que vir com harness, tirantes do velame principal, batoques, punhos de desconexão/reserva, bolsa velame reserva, pilotinho do reserva, bolsa velame principal, pilotinho do principal.

Pergunte se todas as partes são originais de fábrica ou se houve alguma troca. Isso mostra o uso e o cuidado que o dono teve com o equipamento. Algumas partes podem e devem ser trocadas de tempos em tempos mas a bolsa do reserva/pilotinho, a bolsa do principal tem que ser do mesmo fabricante e do tamanho apropriado para o container.

E finalmente procure saber se o preço está de acordo com o estado do equipamento para que possa tomar a decisão final. Verifique o preço do container novo com as opções no site do fabricante. É recomendado pagar um rigger para que faça uma inspeção e checar se está tudo em ordem. 

Velames Usados

Procure alguém que tenha acompanhado sua evolução e assistido os seus pousos para determinar o tamanho do seu velame e para aconselhar na escolha do melhor modelo, fabricante e para que o tamanho seja compatível com o tamanho do container.

Já escrevemos um artigo completo sobre “Como comprar um velame usado”, confere lá.

Para o seu reserva considere número de dobragens, número de aberturas e ano de fabricação.

O melhor a fazer é conversar com um rigger de confiança.

velame safire 3 - nz aerosports
Fonte: NZ Aerosports

DAA

DAAs usados são bem simples de comprar desde que a pessoa que esteja vendendo seja honesta em relação às datas. Você tem que saber se o seu container tem um ou dois pinos e comprar o DAA de acordo. Os equipamentos mais novos são na maioria de um pino. Mas sempre bom saber desses detalhes.

Quando se fala de DAA os mais encontrados são o Cypress e o Vigil.

Cypress

Seja o Cypress I ou o II, você vai procurar por um Expert ou Multi Mode. Procure saber o preço de um novo e reduza o preço de 100 USD por ano desde da data de fabricação, desde que esteja em dia com manutenção e bateria. No site da SSK (Cypress EUA) existe uma calculadora de unidades usadas para determinar o preço e pode ajudar na hora da compra. Vou colocar o link da calculadora abaixo.

Cypress I fabricados antes de 2017 precisam de trocar bateria a cada dois anos. Cypress II fabricados antes de 2017 tem uma vida útil de 12 anos e manutenção a cada quatro anos. Unidades fabricadas depois de Janeiro de 2017 tem uma vida útil de 15.5 anos e manutenção a cada 5 anos.

Vigil Cuatro DAA - Skydiving
Fonte: Vigil

Vigil

Vigil II, II+ ou Vigil Cuatro tem uma vida útil de 20 anos e requerem novas baterias a cada 10 anos. Reduza 60 USD por ano do preço de um novo.

Lembrando que essas regras de preço são apenas referências e como estamos no Brasil, isso pode variar.

Conclusão 

É muita informação, eu sei. Lembre-se que você acabou de entrar no esporte e está prestes a gastar uma quantia considerável de dinheiro, portanto, ache alguém experiente, da sua confiança para guiá-lo neste processo. Quando falo alguém com experiência me refiro a pessoas que estejam ativos no esporte com anos de experiência e que de repente não tenham interesse em fazer dinheiro na suas costas. Pesquise, pergunte até que você entenda para daí sim tomar essa decisão.

Blues Skies!

Abaixo seguem alguns links:

Calculadora preço cypress

Macacão fabricado no Brasil – Fluxor

Esse post foi traduzido e adaptado e você pode ver a versão em inglês clicando aqui.

Compartilhe esta postagem em sua rede social!

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *