fbpx

Como treinar no chão para voar melhor?

Exercícios físicos e mentais para evoluir seu aprendizado de voo

Para todos os níveis técnicos, principalmente para os recém formados (cat. A e B)

Arquivo de imagem pessoal João Tambor – Fotógrafos: Fernando Suiama e Sergio Ayrosa

Sabemos que utilizando os diferentes movimentos e posições corporais podemos nos deslocar para diferentes direções com corpo no vento, seja em queda livre ou no túnel. Portanto quanto maior mobilidade, maior a variedade de posições e formatos aerodinâmicos podemos fazer com o corpo e, assim mais dinâmico e preciso será o voo.

Para obter uma maior precisão nos movimentos, é importante também ter uma boa consciência corporal. Além de toda a parte de controle muscular, é extremamente importante o domínio da mente, e a percepção fina do vento, mesmo quando em situações de extremo desconforto ou instabilidade.

Saber toda a parte técnica e ter a mecânica de movimento bem condicionada, não é o suficiente, pois controlar o corpo em voo sem ter desenvolvido uma boa consciência corporal, seria o mesmo que pilotar um avião de alta tecnologia sem saber ler os instrumentos de voo.

Então, qual o tipo de treino no chão é mais específico para voar melhor? Qual o tipo de exercício físico e mental é mais parecido ou contribui mais para uma melhor performance do voo humano?

Sabemos que o treinamento combinado de diferentes modalidades, conhecido hoje como treinamento modal ou MMT (Mix Modalidades Training, que deu origem ao Cross Fit), ajudam de forma geral, a um melhor condicionamento físico e motor, melhorando a  funcionalidade do corpo humano no geral, ou seja, para melhor agachar, pular, empurrar, puxar, correr e andar, mas seria também um bom treino para voar melhor?

Arquivo de imagem pessoal João Tambor (Body Flight Exercises DVD) – Imagens: Fernando Suiama

No Skydive, talvez por se tratar de um esporte de ação, poucos são os atletas que treinam especificamente para se atingir a mais alta performance quando em voo, uma vez que a ação de saltar se resume em sair de uma aeronave, abrir o paraquedas e pousar com segurança em solo. Existe, porém,  uma grande diferença entre a prática do esporte como atleta de alto rendimento e simplesmente saltar e abrir o paraquedas para pousar.

Atletas de alto rendimento ou praticantes que queiram atingir uma melhor performance devem trabalhar o corpo e a mente e otimizar energia para gerar mais resultado na aprendizagem de voo, além de tornar a pratica mais segura.

Basta dedicar em torno de 30 minutos de 2 a 3 vezes por semana que você consegue treinar especificamente seu corpo e sua mente para aprender mais rápido no skydiving (indoor ou outdoor). Pode ser feito um treinamento com técnicas combinadas de modalidades diferentes, como no Crossfit, e também utilizar pesos ou elásticos para simular a resistência do vento ganhando mais condicionamento físico, ou treinamento de Calistenia que ajuda a aumentar a consciência corporal, e ainda a prática de yoga e meditação que ajudam no domínio da mente diante de situações extremas.

Arquivo de imagem pessoal João Tambor – fotógrafo: Lycurgo Querido

Durante os exercícios no chão é importante você praticar também a visualização, se imaginar em voo e procurar executar os movimentos da maneira mais próxima do que seriam executados quando exposto ao vento.

Segue aqui uma simples sequência de preparação, aquecimento e fortalecimento para praticar antes de voar. São exercícios que ajudam principalmente no voo de barriga, além de fortalecer os músculos do Core (músculos estabilizadores do tronco).

Arquivo de imagem pessoal João Tambor (Ebook – Body Fly Yoga) – fotógrafo: Lycurgo Querido

Para acessar vídeos específicos sobre treinamento funcional para praticantes de skydiving / body flight / Paraquedismo, confira o canal:

https://www.youtube.com/user/bodyflightx

Autor: João Tambor é Master Coach de alta performance e consultor de saúde integrativa

+ 18.500 saltos / 29 anos no esporte

Compartilhe esta postagem em sua rede social!

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *