Qual é a primeira coisa que seu instrutor de paraquedismo manda você fazer depois de sair do avião? Verifique sua altura. Antes e depois das manobras, verifique sua altura. Se você não tem consciência da altura, COMANDE! Conscientizar-se de nossa altura é de suma importância para nossa sobrevivência no paraquedismo, e todos nós sabemos disso.
Mesmo assim, às vezes esquecemos da consciência da altura à medida que progredimos como paraquedistas. Começamos a aprimorar nossas habilidades mais avançadas e a saltar com outras pessoas, e consideramos que nossas habilidades de sobrevivência estão garantidas à medida que mudamos nosso foco para essas coisas novas e divertidas de fazer. De modo geral, não há muitas coisas diferentes que ferem e matam paraquedistas – mas a perda de consciência da altura é um fator comum em muitos incidentes, tanto em queda livre quanto sob o velame.
A percepção da altura é algo que devemos buscar ativamente ao longo de cada salto de paraquedas, ou podemos nos surpreender. A maioria de nós desenvolve um “relógio interno” depois de fazer muitos saltos da mesma altura, então temos uma boa ideia de quando é a hora de se separar do grupo e quando comandar, mesmo sem olhar para um altímetro ou ouvir um bip audível do altímetro. No entanto, isso é impreciso e absolutamente não é algo em que devemos confiar! Mesmo que o seu relógio interno para o seu tipo usual de salto fosse perfeito, várias coisas podem fazer com que o seu relógio interno esteja um pouco errado ou muito errado:
- Saindo de uma altura mais baixa ou mais alta do que o normal (ou seja, saltos e saltos de helicóptero ou saltos de baixa altura quando você costuma fazer saltos de altura total)
- Fazer um tipo de salto de paraquedas mais rápido do que o normal (por exemplo, voar sentado quando você costuma voar de barriga)
- Planejando separar e/ou comandar mais alto do que o normal
Ferramentas de detecção de altura
Visto que confiar em seu relógio interno pode levá-lo ao erro, é importante desenvolver bons hábitos de percepção da altura que o manterão alerta em cada salto de paraquedas, não importa o que esteja fazendo. Primeiro, vamos dar uma olhada nas ferramentas de percepção da altura que temos à nossa disposição.
- Altímetros visuais
- Altímetros audíveis
- Relógio interno
- Seus olhos
O primeiro passo para ter consciência da altura é saber se o altímetro está funcionando corretamente. Verifique seu altímetro visual antes de embarcar para ter certeza de que está ligado (se eletrônico) e zerado, e olhe para ele algumas vezes no caminho para se certificar de que está funcionando corretamente (contando aproximadamente na altura certa). Se você não tiver certeza se está correto, compare com outros altímetros no avião. Se as leituras do seu altímetro diferem significativamente das de outros, tente descobrir o porquê. O botão de calibração (se houver) foi atingido? Ou as baterias estão acabando ou a unidade está com defeito? Se você suspeitar que seu altímetro está se comportando mal, pode ser melhor descer de avião ou prestar atenção extra a outros métodos de estimativa de altura.
Depois de saber que seu altímetro está funcionando, é um bom exercício verificá-lo periodicamente durante a subida e olhar pela janela para ver como fica o solo daquela altura para treinar seus olhos. Este também é um bom momento para praticar olhando ao redor da paisagem e identificando onde você está em relação à área de salto. Seus olhos geralmente não serão tão precisos quanto um altímetro em funcionamento, mas podem lhe dar uma ideia geral da altura para comparar com as leituras do altímetro e ajudá-lo no caso de falha do altímetro. Além disso, isso o mantém ciente de sua altura no caso de um problema com a aeronave – uma vez que suas opções e ações irão variar com sua altura se ocorrer um problema.
Comparar os olhos com a altura também é um exercício divertido de fazer em voos de companhias aéreas comerciais, contanto que você tenha um display de bordo disponível para fornecer alturas precisas (cabines pressurizadas fazem com que nossos altímetros leiam incorretamente.
Quando estiver na reta de lançamento, verifique sua altura novamente para saber a que altura está saindo. Isso também lhe dirá se você está saindo em uma altura diferente o suficiente do normal para saber se seu relógio interno estará desligado.
Após sair do avião, continue a verificar sua altura periodicamente durante o salto de paraquedas . Agora é quando um tipo diferente de relógio interno pode ajudá-lo – o relógio que conta quanto tempo se passou desde que você verificou sua altura. Verificar a altura a cada 10 segundos ou mais é um bom alvo, e aproveite as oportunidades extras para verificar sua altura quando elas surgirem. Por exemplo, se você está em uma formação esperando alguém chegar lá e não está fazendo nada, verifique sua altura.
Após o break-off, verifique sua altura rapidamente ao acenar e comandar; isso dirá se você está comandando mais alto ou mais baixo do que o normal. Se você estiver muito mais alto do que o planejado quando começar a comandar, espere até chegar perto da altura que os outros paraquedistas esperavam que comandasse quando planejou o salto. Isso o impedirá de abrir muito abaixo ou perto de alguém que está mirando na altura de comando pré-planejada.
Saber sua altura de comando também afetará o modo como você lida com um mau funcionamento do paraquedas. Por exemplo, se você estiver comandando um pouco mais alto do que o planejado, terá mais alguns segundos para lidar com um defeito. Mas se você comandou muito baixo por algum motivo, isso indica que você não tem tanto tempo como de costume para resolver qualquer bagunça em sua cabeça antes de seu Hard deck.
Quando estiver sob um bom velame, verifique sua altura para saber onde selou (útil se você tiver um defeito tardio, como uma linha de freio que não libera). Se você tiver um defeito e decidir tentar consertá-lo, continue verificando sua altura; muitos defeitos podem queimar a altura mais rápido do que você esperava, mesmo se você estiver voando em um paraquedas grande. Conheça o seu hard deck para desconectar e saiba quando você atingiu a altura do seu hard deck.
Conforme você voa com seu velame para a área de pouso, continue a verificar seu altímetro periodicamente (enquanto mantém a percepção do tráfego) para chegar à sua área de espera e voar no padrão de pouso conforme planejado. Esteja pronto para ajustar seu padrão de pouso se acabar mais alto ou mais baixo do que o pretendido em seus pontos de curva do pouso padrão e trabalhe no desenvolvimento de seu olho para a altura enquanto estiver no padrão ABC. Isso é especialmente importante para rastrear quando você trocou recentemente os velames ou está trabalhando em pousos de alta velocidade.
Altímetros sonoros são fabulosos para nos lembrar sobre alturas importantes, como break-off, tempo de comando, alturas de decisão e alturas do pouso padrão (para alguns modelos). No entanto, você não pode verificá-los periodicamente para ver o quão alto você está. Eles são ótimos dispositivos de backup e devem ser usados como tal; não confie neles como sua única referência de altura.
A altura é uma mercadoria cada vez menor à medida que saltamos de paraquedas, e ela se esgota em várias velocidades, dependendo do que estamos fazendo em queda livre e de como voamos com nossos velames. Acompanhe a altura usando todas as ferramentas à sua disposição até chegar ao solo, e você percorrerá um longo caminho para ficar fora dos relatórios de incidentes.
Conclusão: Crie o hábito de monitorar a sua altura constantemente, seja através do altímetro visual ou sonoro. Alguns saltos não permitem conferir o altímetro visual pois você tem rotinas e está focado em executá-las, para isso existe o altímetro sonoro. Cheque constantemente o nível de bateria do seu altímetro sonoro, reinicie-o sempre que chegar em uma área nova diferente da última que você saltou e confira as alturas configuradas se estão corretas.
Assista ao vídeo abaixo que ilustra tudo que foi mencionado no artigo acima:
Esse artigo foi traduzido do site da Skydive Spaceland. Se você deseja ler o artigo original em inglês clique no link abaixo:
Já conhece o app We Are One?
Baixe nosso aplicativo agora mesmo e fique por dentro de todos os eventos de paraquedismo do Brasil. E ainda:
- Lembrete do vencimento do reserva e da carteira de paraquedista
- Relação das área e clubes de salto
- Relação dos túneis de vento
- Logbook de saltos e de túnel na nuvem
Os links para download estão no final da página à esquerda.
Ah! E se estiverem curtindo o aplicativo, avaliem na app store, deixem o seu feedback, é muito importante para nós!