fbpx

O Melhor Salto da Sua Vida

Video+Photos Package for Tandem Skydiving - Skydive Spaceland Florida

O melhor salto da sua vida. Foi aquele sunset irado com os amigos ou aquele salto no camp e você estava lá, voando seu slot, dentro da formação, que sensação linda, visual irado! Aquela cerveja nunca teve um gosto tão bom. Depois de meses, focado na sua evolução, você finalmente está colhendo resultados e estava esperando ansioso por esses momentos.

Vamos ser sinceros, estamos em 2021 e nossa geração quer tudo rápido e agora, para ontem. Paciência não é uma virtude. 

Ainda junta com o fato de ficarmos vendo vídeos nas mídias sociais e a vontade de querer fazer todos aqueles saltos que a princípio não parecem complicados.

Mas além da rápida gratificação, o desejo em evoluir no esporte, apesar de ser muito tentador ir para o túnel, aprender o mais rápido possível, existe algo muito mais importante que muitas vezes deixamos de lembrar: Nós precisamos sobreviver todos os saltos.

Avoiding Skydive Accidents. Ten Tips To Keep You Alive. | Skydive Long  Island
Fonte: Skydive Long Island

Existem várias disciplinas e áreas no esporte onde podemos focar e ter sucesso.

Quando focamos em uma disciplina no paraquedismo, a evolução é relativamente rápida em um curto espaço de tempo. Quando desenvolvemos bons hábitos, temos um bom coach e túnel perto de casa, podemos chegar a um nível que nem se pensava dez anos atrás. Isso tudo com apenas meses no  esporte.

Eu perguntei a um amigo durante uma conversa, qual era o maior problema do esporte hoje em dia. Sem pensar muito, ele respondeu: “Novos atletas tentando ser god antes mesmo de terem habilidades e experiência de god. Nós queremos tudo de uma vez só e alcançar aquele objetivo de voar de head down por exemplo. Ou seja, sem passar pelo processo de aprendizado, a tal da experiência.”

Eventos | Quero Saltar | SkydiveThru
Fonte: Quero Saltar

Em um esporte complexo como o paraquedismo, é impossível de aprender tudo em pouco tempo e o processo é a parte mais divertida. Você pode aprender os fundamentos e técnicas de voo, mas o lado mental e situações adversas, só na prática. Dinheiro não compra experiência.

Somos inseguros quando jovens. Temos tantas dúvidas de quem realmente somos que a necessidade de provar algo para os outros em toda oportunidade é real. Basta olhar as mídias sociais. Talvez com o tempo isso vai passando.

 Às vezes entramos em um skydive onde nossas habilidades estão bem abaixo do nível do salto planejado. Mas nosso ego e a possibilidade de pegar aquela imagem, nem que seja por 2 segundos é muito mais forte, é excitante! Quando queremos fazer parte de um grupo, vale tudo… 

O melhor salto da sua vida é sempre o próximo. Queremos voltar para nossas casas, começar a semana com um sorriso no rosto e já pensar no próximo fim de semana que está por vir. E queremos isso por muitos e muitos anos.

Dilys Price: The 86-year-old skydiver turned Helmut Lang model - BBC News
Fonte: Wales News Service

Eu poderia estar aqui escrevendo sobre vários outros assuntos, mas pela quantidade de acidentes, vídeos de whatsapp que vemos por aí, penso que precisamos ter mais consciência e tirar o pé do acelerador. Isso não significa ser monótono ou não alcançar seus objetivos no esporte. Significa ir atrás da informação correta, se divertir no processo e ter paciência. 

Os equipamentos hoje em dia estão com a tecnologia mais avançada possível. Os problemas, muitas vezes, são criados por nós seres humanos. Muitos acidentes poderiam ser evitados com uma pequena mudança, um toque de um brother, uma melhoria de hábitos. Isso salvaria muitas vidas.
O Brasil tem muito instrutor bom e experiente, não estamos mal servidos de jeito nenhum.

Vejo DZs formando alunos e literalmente soltando-os no mundo, sem acompanhamento, orientação e se me perguntarem, deixando dinheiro na mesa. 

Já vi aluno com 20 saltos, recebendo coach de backtracking. Vai vendo…
Todo salto, tem a chance de algo dar errado e quando acontece, é muito rápido. Seja uma pane no avião, uma colisão em queda livre ou com um velame aberto.

A nossa forma de pensar tem que mudar, precisamos pensar no longo prazo e fazer um trabalho conjunto entre DZs, instrutores e atletas. Guiar essa galera e chamar na conversa quando necessário.  Ver vídeos de lenha e dar um toque naquele atleta. Ele pode ficar chateado com você no começo, mas você sabe que está fazendo a coisa certa. A responsabilidade é de todos nós.
Juntos podemos mudar esses números que temos hoje no Brasil e tornar esse esporte uma atividade mais segura.

O projeto da WeAreOne traz na sua essência levar mais informações para a comunidade e quem sabe contribuir um pouco para essas mudanças.


Já conhece o app da We Are One?

Baixe nosso aplicativo agora mesmo e fique por dentro de todos os eventos de paraquedismo do Brasil. E ainda:

  •  Lembrete do vencimento do reserva e da carteira de paraquedista
  •  Relação das área e clubes de salto
  •  Relação dos túneis de vento

Os links para download estão no final da página a esquerda.

Ah! E se estiver curtindo o aplicativo, avalie na app store, deixe o seu feedback, é muito importante para nós!

Compartilhe esta postagem em sua rede social!

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *