O paraquedas reserva é um velame 7 células, tecido F111, retangular e não elíptico, projetado para abrir sempre eixado, de forma linear. Ele é composto pelo velame, free bag e o pilotinho que tem uma mola interna. A free bag recebe esse nome pois ela não fica conectada ao velame reserva no seu acionamento, ela se desprende do velame evitando qualquer problema no acionamento. A mola interna do pilotinho serve para acelerar a extração do velame reserva de dentro do container. O comprimento e a largura não possuem muita diferença nas medidas sendo mais “quadrado”. Isso evita um twist mesmo que o seu acionamento seja feito com o corpo em uma posição não convencional de comando e até se o harness estiver desnivelado. É preciso ter alguns cuidados com o reserva como:
– Respeitar o wing load previsto pela fábrica.
– Recertificação do sistema por um rigger a cada 6 meses.
– Teste de tensão após 20 anos.
- Toda fábrica de reserva possui uma tabela de wing load (carga alar) de cada reserva e seus respectivos tamanhos que devem ser respeitada. Qualquer carga alar que ultrapasse o valor da tabela da fábrica o paraquedista estará assumindo um risco incalculável, digo incalculável pois o paraquedista pode pagar com a vida visto que uma carga alar maior que a permitida pode arrebentar uma ou mais linhas em uma abertura do reserva em velocidade terminal ocasionando uma pane no reserva.
- De acordo com o código esportivo nenhum paraquedista poderá saltar com equipamentos em que a dobragem do reserva esteja superior a 180 dias (6 meses) e sendo assim o equipamento deve passar por uma recertificação do sistema feita por um rigger habilitado e credenciado antes do vencimento.
- Quando um velame atinge a data de 20 anos deverá ser feito um teste de tensão.
O que é o tecido F111? Por que ele é utilizado nos velames reserva?
Tecido F111 é o nome de uma marca que se tornou um termo assim como Xerox. Ele é um tecido de nylon ripstop com uma permeabilidade de ar reduzida que pesa 1,11 onças por metro quadrado. Para se caracterizar um tecido F111 normalmente passará uma pequena quantidade de ar de 0 a 3 pés cúbicos por minuto por pé quadrado. Caso um rasgo apareça no material ele não vai aumentar facilmente, o tecido não é enfraquecido por um rasgo.
Ele foi fabricado pela George Harris Corporation na década de 80. Após a morte de George Harris ele caiu de produção, mas o nome F111 é atribuído a todos os tecidos que são semelhantes.
Esse tecido é utilizado nos velames reservas pelo fato de permitir uma pequena passagem de ar caso o velame seja acionado em uma velocidade terminal evitando rasgo, ao contrário de um velame P0 (porosidade zero).
Como, quando e quem deve redobrar o paraquedas reserva?
O paraquedas reserva é dobrado de forma diferente de um paraquedas principal para que não ocorram panes. Ele é dobrado com um super cuidado e atenção para garantir uma abertura segura pois ele é a sua última chance caso o paraquedas principal esteja com uma pane, por isso eles são dobrados somente por profissionais habilitados e autorizados que são os riggers.
O “rigger” é um termo em inglês utilizado para os profissionais que são habilitados a recertificarem todo o sistema do paraquedas. Eles são habilitados não só a redobrar o reserva como a fazer reparos e implementações nos equipamentos de acordo com as suas categorias. Categorias? Como assim categorias?
Isso mesmo, os riggers também possuem categorias e são divididas em 3:
- O certificador de sistemas
- O técnico Sênior
- O técnico Master
Cabe ao certificador de sistemas fazer a recertificação de todo o sistema de um equipamento de skydive, inspeciona todo o sistema e é autorizado a fazer pequenos reparos que utilizem agulha manual e linha encerada sem que se caracterize um reparo.
O técnico sênior executa todas as atribuições concedidas ao certificador de sistemas assim como reline do velame principal, realizar qualquer tipo de patch (remendo), teste de ph e tensão e realizar reparos que não afetem a funcionalidade do sistema.
O técnico máster todas as atribuições do técnico sênior assim como realizar todos os reparos, manutenções e alterações dos sistemas desde que autorizados pelas fábricas.
Cada país exige um tempo de redobragem do reserva, varia de acordo com as suas respectivas regulamentações pois é levado em consideração o clima, umidade, temperatura, incidências de raios UV. O Brasil adotou o período máximo de 180 dias (6 meses) para que o reserva seja redobrado pois através de diversos estudos identificou que o clima do nosso país é parecido com a região da Flórida USA onde adotam 180 dias (6 meses). Não necessariamente todos os países adotam a mesma quantidade, em Portugal ou na Noruega por exemplo são 12 meses para que o paraquedista tenha que redobrar o seu reserva.
Posso ter um twist no meu reserva? Como isso acontece?
Os twists raramente ocorrem nos reservas e caso ocorram é fácil de desfazer. Os reservas são projetados exclusivamente para serem infalíveis, são velames com a função única e exclusiva de ter uma abertura segura e levar o paraquedista ao solo. Mas caso o paraquedista tenha um twist o reserva é projetado para voar estável e o velame não entrará em giro, possibilitando ao paraquedista desfazer o twist.
Na maior parte dos casos o twist do reserva é ocasionado devido ao paraquedista estar com o corpo ainda em giro e o velame reserva ser acionado.
Quais são os velames reservas mais utilizados?
Dentre as diversas opções de velames reservas os mais comuns, testados e já comprovados no tempo são os velames reservas (não é uma recomendação) fabricados pela Performance Design: PD Reserve e PD Optimun Reserve. Uma opção menos utilizada é o velame reserva da Aerodyne: Aerodyne Smart Reserve e Arodyne Smart LPV Reserve. Existem outras marcas mas não tão usuais, pelo menos no Brasil.
O que é a FIAR? Para que serve?
Você sabia que toda vez que um reserva é acionado o paraquedista deve preencher a FIAR (Ficha Informativa de Acionamento do Reserva)? Mas porquê eu vou preencher essa ficha, um saco, vou perder meu tempo com isso não, não vou ganhar nada com isso? Veja bem, não praticamos nosso esporte sozinhos. Existe uma comunidade que pratica o esporte e essa comunidade vai ser beneficiada, assim como você pois estará contribuindo com informações que serão posteriormente analisadas e estudadas. Com esses dados estatísticos é que se poderá tomar atitudes para aumentar a segurança no esporte. Toda decisão que é tomada em prol de um bem coletivo não deve ser baseada em cima do “achismo” e quanto mais informações obtivermos mais poderemos aprimorar a segurança no esporte. Contribua para um skydive melhor, afinal We Are One.
O que é teste de tensão? Como ele é feito?
O teste de tensão é feito quando o velame reserva completa 20 anos desde a data da fabricação. É chamado teste de tensão pois é feito um procedimento de tensão em cima do pano do velame em 5 pontos específicos. É feita uma medição onde será feita a tensão. De um lado prende-se um alicate (alicate de pressão com bico de pato bem protegido) e ancora ele em um ponto fixo. Do outro lado prende-se outro alicate conectado a uma balança vetical medidora de pressão onde é feita a medição de 40 lbs. de tensão. Após chegar na medição indicada de 40 lbs. mantém a tensão por 3 segs e é aplicado um selo no local atestando a qualidade da tensão. O teste de tesão é feito a cada 2 anos após os 20 anos de vencimento e só pode ser repetido por 5 vezes elevando a vida do velame reserva em mais 10 anos caso nenhum dano ocorra no teste de tensão. Após 30 anos o velame é descartado.
Um vídeo breve de uma dobragem do reserva para perceber o cuidado minucioso do Rigger e a quantidade de ferramentas que são necessárias assim como um espaço amplo, limpo, tranqüilo e um carpete para proteger o velame são alguns dos muitos cuidados extremamente importantes na dobragem de um reserva:
É muito importante que você tenha conhecimento completo do seu equipamento, que você busque informações e entenda cada componente. O paraquedas é constituído de muitos componentes e aprender sobre cada um deles vai te fazer não só ser um paraquedista melhor como também vai te salvar de muitas situações difíceis.
Bons saltos e pousos suaves.
Já conhece o app We Are One?
Baixe nosso aplicativo agora mesmo e fique por dentro de todos os eventos de paraquedismo do Brasil. E ainda:
- Lembrete do vencimento do reserva e da carteira de paraquedista
- Relação das área e clubes de salto
- Relação dos túneis de vento
- Logbook de saltos e de túnel na nuvem
Os links para download estão no final da página à esquerda.
Ah! E se estiverem curtindo o aplicativo, avaliem na app store, deixem o seu feedback, é muito importante para nós!