fbpx

O que é um Boogie e um Camp?

Você, amante do paraquedismo, com certeza já ouviu de diversos termos técnicos desta prática. Box position, capotar, flare. Mas você sabe o que é um boogie e um camp? Esses dois eventos contribuem muito para aprimorar as suas habilidades! Se ainda não os conhece, essa é a hora!

A história do boogie

O paraquedismo é um esporte relativamente novo e a não muito tempo atrás, era raro paraquedistas se reunirem para saltar e festejar.

Pode-se atribuir o nascimento do boogie ao primeiro filme de paraquedismo chamado “Gypsy Moths” (Os paraquedistas estão chegando, 1969). Um dos paraquedistas de destaque do filme, um atleta chamado Garth “Tag” Taggart foi convidado para organizar um evento de paraquedismo em sua cidade natal, Richmond, e o evento foi um sucesso. Nascia daí o Boogie, classificado como encontro de paraquedistas. Até o momento, paraquedistas se reuniam somente para campeonatos da USPA ou encontros nacionais.

A tradução de “boogie” é “dança”, mas no meio do esporte, é um encontro de paraquedistas que buscam a diversão e festejar. É um ambiente mais descontraído ao contrário de uma competição ou treinamento.

Como funciona um boogie?

As mais diversas áreas de salto espalhadas por todo o mundo organizam boogies para festejarem o esporte e o intercâmbio de paraquedistas. Os boogies em geral são organizados em lugares paradisíacos, em lugares com praias aonde acontecem saltos em cima do mar e pousos na areia da praia.

Em um boogie, os saltos são mais descontraídos como: saltar com um bote inflável, saltos de bóias infláveis, saltar fantasiado, saltos fun, saltos misturando as modalidades e o que mais a criatividade conseguir imaginar, mas sempre com segurança.

Os boogies são eventos de paraquedismo que reúnem a maior quantidade de atletas de diferentes modalidades, categorias e experiência. Existem boogies atualmente que reúnem mais de 700 atletas e mais de 40 Los em um único evento. O paraquedista tem a oportunidade de evoluir muito nesses eventos não somente na queda livre como em seminários, troca de experiências, testes de equipamentos e a proximidade com Los e atletas de alto nível de experiência sempre disponíveis a fornecerem informações.

Boogie e camp

Através dos boogies vieram os camps, aonde os paraquedistas sentiram uma necessidade maior por eventos com o foco nos treinamentos e na evolução dos participantes. Eventos com grupos limitados de participantes proporcional a quantidade de Los.

Boogie e camp são igualmente eventos de paraquedismo, mas ao contrário do primeiro aonde ocorrem saltos com diversas modalidades, os camps são eventos organizados para uma modalidade específica.

O que são os Camps?    

Os camps são em sua maioria eventos de paraquedistas com foco específico em treinamentos. Eles são uma ótima maneira de desenvolver ainda mais as suas habilidades dentro da sua modalidade praticada. Nos camps, os saltos são mais técnicos e são organizados para receber atletas com diferentes níveis de habilidades e experiência. Os atletas são divididos em grupos de acordo com o nível de habilidade. São exclusivos para aprimorar as habilidades dos atletas.

Dependendo do Camp, o atleta precisa ter uma experiência mínima na modalidade para poder participar não comprometendo assim a sua segurança e a segurança do grupo. Mas como faço para participar de um camp se eu não possuo uma experiência mínima? Para isso existem os saltos de treinamento conhecidos como “one and one”, que é uma aula particular, por assim dizer. Nesses saltos o atleta vai aprimorar suas habilidades saltando somente com um instrutor/coach até que este esteja apto a participar de saltos em grupo. Abordaremos mais esse assunto em um outro artigo.

A atmosfera de um camp também é descontraída. Os participantes interagem entre si e junto aos Los, no final do dia rolam algumas festas. Os workshops também são feitos nos Camps, especialmente nos “Weather Holds” (área fechada pelo mau tempo). Alguns camps com saltos mais técnicos e níveis de execução mais complexos faz com que os atletas fiquem mais focados mantendo uma atmosfera de maior segurança e concentração.

Agora que você já sabe o que é boogie e camp, toparia participar deles? Deixa nos comentários se sim ou se já participou!

Compartilhe esta postagem em sua rede social!

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp

2 comentários em “O que é um Boogie e um Camp?”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *