fbpx

Quando você precisa de um Reline?

Fonte: Parachutist

Vamos começar com um teste rápido:

Se suas linhas vão quebrar, isso normalmente acontecerá?

  • A. Na abertura
  • B. Durante o vôo
  • C. No pouso
  • D. Todas as opções acima

Muitos de vocês provavelmente responderam “A: Na abertura”, mas isso não está totalmente correto. Na realidade, suas linhas podem quebrar em “D: Todas as opções acima” incluindo abertura, vôo ou pouso. Com o surgimento de velames mais rápidos e de alto desempenho, suas linhas são testadas e esticadas durante todo o percurso do velame. Isso significa que, se você tem um conjunto de linhas muito gasto, está se colocando em uma situação em que uma linha pode arrebentar e causar um mau funcionamento do velame irrecuperável a apenas algumas centenas de metros acima do solo. Se você acha que isso parece rebuscado, já aconteceu várias vezes antes. Para evitar esse tipo de mau funcionamento, é vital monitorar de perto as condições de suas linhas e substituí-las conforme necessário.

Ao inspecionar suas linhas para ver se há desgaste, você deve procurar algumas coisas importantes:

Conjunto de filamentos – Fonte: Parachutist

  1. Conjunto de filamentos quebrados – se você não sabe o que é um conjunto de filamentos, observe a foto acima . Conjunto de filamentos quebrados podem reduzir significativamente a resistência do seu conjunto de linhas e são um sinal de que as linhas estão chegando ao fim de sua vida útil. Tome cuidado especial para inspecionar ao redor do loop do link (perto de seus soft links ou hard links) e ao redor do estabilizador, pois essas são áreas de alto desgaste que às vezes são esquecidas.
  2. Linha “fuzzy” (esfiapado) – Simplificando, se suas linhas se parecem mais com uma tira de velcro do que com uma linha, provavelmente é hora de substituí-las.
  3. Características de voo – Além da condição visível de suas linhas, é prudente monitorar como seu velame está se abrindo e voando. Se você começar a notar características de voo indesejáveis, pode ser um sinal de que suas linhas estão saindo do alinhamento. Isso é especialmente aplicável a um conjunto de linhas Microline ou Dacron .

Desgaste

Para ilustrar como suas linhas perdem resistência com o tempo, pegamos alguns conjuntos de linhas em vários estágios da vida e os submetemos a uma série de testes de tensão. Os resultados são mostrados em cada foto como uma porcentagem da perda de força. É importante observar que essas linhas podem ter qualquer número de saltos com base no ambiente e na área de dobragem. Os exemplos de “desgaste pesado” podem ter 200 saltos em um ambiente desértico ou podem ter 600-1000 saltos em um ambiente gramado com uma área de dobragem limpa. Não existe uma regra rígida sobre quantos saltos um conjunto de linhas vai durar. Em qualquer caso, as amostras de “desgaste pesado” mostradas aqui estão bem além do ponto em que deveriam ter sido substituídas .

Esperamos que isso lhe dê algumas dicas sobre como monitorar a condição de suas linhas. O ponto principal é que, se você se deparar com linhas irregulares, esgarçadas, desfiadas, deve substituí-las antes que arrebentem em um salto de paraquedas. O dinheiro que você “economiza” ao tentar arrancar mais dez saltos de suas linhas diminui em comparação com o custo de substituir seu velame se você perdê-lo em uma desconexão, ou o custo de contas médicas se arrebentar uma linha no pouso.

Conclusão: Já ouviu aquela velha frase “o barato sai caro”? Não pense que linhas novas são muito caras, que dá para saltar mais um pouco. Não deixe para pedir um jogo de linhas novas quando as suas já estiverem muito usadas. É muito difícil encontrar um jogo de linhas pronta entrega no Brasil, se for pedir lá fora então isso vai levar tempo até as linhas serem fabricadas e chegarem no Brasil, por isso monitore com frequência e encomende com mais antecedência ainda.

Bons jumps e bons pousos.

Esse artigo foi traduzido do site da Performance Designs. Se desejar ler o artigo original em inglês acesse o link abaixo.

https://blog.performancedesigns.com/know-your-lines-part-3-when-do-you-need-a-reline/

Já conhece o app We Are One?

Baixe nosso aplicativo agora mesmo e fique por dentro de todos os eventos de paraquedismo do Brasil. E ainda:

  •  Lembrete do vencimento do reserva e da carteira de paraquedista
  •  Relação das área e clubes de salto
  •  Relação dos túneis de vento
  • Logbook de saltos e de túnel na nuvem

Os links para download estão no final da página à esquerda.

Ah! E se estiverem curtindo o aplicativo, avaliem na app store, deixem o seu feedback, é muito importante para nós!

Compartilhe esta postagem em sua rede social!

Compartilhe esta postagem em sua rede social!

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp

1 comentário em “Quando você precisa de um Reline?”

  1. Pingback: Como manter seu equipamento salva-vidas e caro - Weareone

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *