fbpx

Tempo Ruim e Agora?

How Weather Can Affect My Skydiving Day | Skydive Monroe
Fonte: Skydive Monroe

Você esperou a semana toda para saltar, na segunda- feira, começa a checar a previsão do tempo e não estava das melhores. Em vários momentos no seu trabalho, você se pega pensando nos saltos do fim de semana. 

Na quinta-feira começa até assistir vídeos no youtube para começar a entrar no clima.

Como diz o velho ditado, “a esperança é a última que morre”, sabadinho você acorda cedo e dirige para a DZ. Chegando lá o tempo tá bem mais ou menos, duas decolagens e vem aquele tempo ruim. E agora? Esperar ou não esperar?

Could I survive a parachute jump through a thundercloud? - BBC Science  Focus Magazine
Fonte: Science Focus

Neste artigo vamos falar um pouco de como os dias de tempo ruim podem ser mais proveitosos na DZ do que simplesmente ficar no seu telefone ou ir embora para casa. Afinal de contas, você já está ali, então bora aprender um pouco mais e se tornar um paraquedista mais seguro e informado.

Sei que dá uma vontade de ir embora, fim de semana, ganhar uns pontinhos com a patroa não seria má ideia. Mas será que uma ou duas horas vai fazer essa diferença?

Aqui seguem algumas sugestões.

Fonte: Google

Procedimentos de Emergência 

Qual foi a última vez que você reviu seus procedimentos de emergência? Desde panes na aeronave, até uma ferradura de cavalo? Use essa oportunidade para relembrar todas as panes, seja em grupo ou em dupla. Isso é um exercício que pode salvar sua vida.

Seminários

Em nossos artigos, já mencionamos algumas vezes a oportunidade de compartilhar conhecimento entre os instrutores das DZs e os atletas. Frequentemente recebemos mensagens dizendo que isso poderia acontecer com mais frequência. Organizar um seminário de segurança em um dia de tempo ruim é uma ótima alternativa. Todos aprendem e as DZs ainda criam um ambiente mais seguro no longo prazo. Sem contar que se o atleta recebe esse tipo de informação com frequência, com certeza essa DZ vai fazer com que ele volte sempre.

Debriefing de Vídeos

Pegue os vídeos da sua GoPro, coloque na TV e peça um instrutor para te dar dicas e melhorar o seu voo, seu pouso, suas saídas.

Fonte: Join The Teem – É melhor estar no chão querendo estar no ar do que estar no ar querendo estar no chão.

Check de Equipamento

Qual foi a última vez que você checou seu equipamento? Condições das linhas, dos soft links, bolsa do principal, bridle, pilotinho, kill line, tirantes, costuras, slider e tudo mais? Seu equipamento salva sua vida todas as vezes que você salta, cuide bem dele!

Não sabe como checar tudo isso? Peça ajuda a um instrutor, tenho certeza que ele (a) vai ficar até surpreso com o seu pedido.

Peraí, não venha me dizer que o seu dobrador checa seu equipamento para você! Essa daí não cola mais.

Pegue Intimidade Com Seu Velame

Se não for um dia de ventos muito fortes, colocar seu equipo nas costas e ir brincar no vento é um ótimo exercício para aprender os controles do seu velame. Para quem salta em lugares que venta muito e sempre ficam um pouco receosos na hora de colapsar o velame depois do pouso, ótima oportunidade. Faça isso com a ajuda de um instrutor.

Fonte: Chutting Star

Pratique/aprenda a Dobragem do Seu Velame

Vamos ser sinceros, você fala que vai aprender a dobrar desde que pegou a CAT A! Depois disso nunca mais. Já que tirou o velame principal para checar, vai lá, tenta dobrar com a ajuda de alguém. Isso vai fazer com que você entenda mais sobre o seu equipamento e consequentemente um paraquedista mais seguro. 

Pratique Rolamento

Se você ainda não está seguro com seus pousos, praticar o rolamento pode ser uma ótima ideia. 

Fonte: Chutting Star

O tempo ruim foi embora mas as condições estão boas apenas para CAT C ou  D? Assista alguns pousos, em dias em que a condição não está ideal, é bem instrutivo assistir como os que estão saltando fazem. Se for um dia de vento forte, preste atenção como os pontos A,B e C mudam, se existe turbulência, ponto de saída, enfim, como a operação roda.

Túnel de Vento

Bora para o túnel? rs Se for um dos sortudos de morar perto de um túnel de vento, só vai!

Pague Cerveja!

Qualquer manifesto que se preze, tem uma lista da galera que deve cerveja. Em um dia de tempo ruim, por que não? 

Espero que no próximo dia de tempo ruim, vocês façam um bom proveito e aprendam alguma coisa para não perderem a viagem.

Bons saltos!

Já conhece o app da We Are One?

Baixe nosso aplicativo agora mesmo e fique por dentro de todos os eventos de paraquedismo do Brasil. E ainda:

  •  Lembrete do vencimento do reserva e da carteira de paraquedista
  •  Relação das área e clubes de salto
  •  Relação dos túneis de vento

Os links para download estão no final da página à esquerda.

Ah! E se estiverem curtindo o aplicativo, avaliem na app store, deixem o seu feedback, é muito importante para nós!

Compartilhe esta postagem em sua rede social!

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp

2 comentários em “Tempo Ruim e Agora?”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *